No que se refere às condições das firmas em diferentes tipos...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E
Para resolver esta questão, é essencial entender as diferentes estruturas de mercado, como monopólio, oligopólio e concorrência perfeita. Cada uma dessas estruturas tem características únicas sobre como as empresas determinam seus preços, quantidades produzidas e suas condições de lucro e custo.
Resumo Teórico:
1. **Concorrência Perfeita**: Neste mercado, há muitos vendedores e compradores. A empresa individual não tem poder para influenciar o preço de mercado, que é determinado por toda a indústria. A empresa produz até o ponto em que o custo marginal (CMg) é igual ao preço. A curva de oferta de curto prazo de uma empresa em concorrência perfeita é o ramo crescente da curva de custo marginal, acima do ponto em que o CMg é maior que o custo variável médio mínimo (CVM).
2. **Monopólio**: Uma única empresa domina o mercado, tendo poder para influenciar o preço. A posição de lucro máximo é onde a receita marginal (RMg) é igual ao custo marginal (CMg).
3. **Oligopólio**: Poucas empresas dominam o mercado. A interação entre elas pode influenciar preços e quantidades.
Justificativa para a Alternativa Correta (E):
A descrição apresentada na alternativa E está correta porque, em concorrência perfeita, a curva de oferta de uma empresa é dada pelo trecho da curva de custo marginal que se localiza acima do mínimo da curva de custo variável médio. Isso ocorre porque, a partir desse ponto, a empresa consegue cobrir seus custos variáveis e, portanto, continua operando.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - **Monopólio e Receita Marginal**: A receita marginal não é igual ao custo médio para determinar o equilíbrio no monopólio. O equilíbrio de curto prazo é determinado quando a RMg é igual ao CMg, e não ao custo médio.
B - **Demanda Inelástica no Monopólio**: Para maximizar o lucro, a empresa monopolista opera na parte elástica da curva de demanda, não na inelástica.
C - **Preço e Oferta em Oligopólio**: Em um oligopólio, o preço não é determinado apenas pela oferta. A interação entre empresas e a reação à demanda também são fundamentais.
D - **Preço e Monopólio Puro**: No monopólio, ao aumentar a quantidade ofertada, o preço tende a diminuir, pois o monopolista enfrenta toda a curva de demanda do mercado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b)Isso ocorre na faixa elástica da demanda e não na inelastica como afirma o item. Na faixa inelastica da demanda a receita marginal é negativa, o que faz é diminuir cada vez mais o lucro da empresa. É bom pegar um material de economia para ver o que estou falando no gráfico!!! Graficamente fica bem mais fácil de entender sem decoreba nenhuma.....
c)Não sei direito explicar.....acho que sei mas nao sei...hauahuaha....deixar para outro comentar....
d)No monopólio não existe curva de oferta. É a empresa que faz a sua própria oferta. Assim, não existe aquela reta crescente de oferta. E se não existe a reta, não tem como afirma que o preço irá subir com o aumento da oferta de produto. A empresa é que decide......
e) Isso é verdade. E aconselho decorar ou entender essa afirmativa. Ela é bastante perguntada nas provas de economia.........A explicação é um pouco demorada. Tem que vê em material mesmo de economia......
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo