O princípio da prudência é fundamental na contabilidade porq...
O princípio da prudência é fundamental na contabilidade porque aumenta a confiança de diversos stakeholders.
Assim, segundo o CPC 00 (R2), a prudência pode ser conceituada como o(a):
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (15)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C.
Muito cuidado nessa questão:
O CPC 00 destaca que a neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados
Gabarito: C
CPC 00 R2
Prudência – Exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas (EC.2.16).
Pra fixar:
O CPC 00 (R2) define o princípio da prudência como o exercício de cautela ao fazer julgamentos diante de situações de incerteza, estando baseado na neutralidade. Dessa forma, os ativos e receitas não podem ser superavaliados, e os passivos e despesas não podem ser subavaliados.
A
atribuição de menor valor para as receitas e maior valor para as despesas;
B
superavaliação de ativos e a subavaliação de passivos;
C
exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza;
D
componente do patrimônio que tenha seu registro inicial efetuado pelo valor ocorrido na data da transação com o mundo exterior à entidade;
E
separação do patrimônio da entidade e de seus respectivos sócios.
P.S.: A letra E trata do princípio da entidade que afirma que o patrimônio dos sócios deve ser separado do patrimônio da pessoa jurídica (entidade)
Gabarito C
O saldo de uma conta de balanço patrimonial ou de demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo