Escolha a alternativa em que a palavra acentuada retirada do...
Leia o texto abaixo e responda às próximas dez questões.
O cinema engana os olhos da gente
Faz cem anos que inventaram o cinema. E nele tudo é mentirinha. As imagens se mexendo na tela não passam de uma ilusão. O homem demorou milhares de anos para realizar o desejo de dar movimento aos desenhos. Nos tempos das cavernas, as pessoas tentavam representar as coisas em movimento. Elas desenhavam, por exemplo, os animais com oito patas. Era o jeito de mostrar o animal correndo.
A história do cinema começou com a invenção da fotografia, os homens conseguiram reproduzir imagens usando luz e produtos químicos.
Foram os irmãos Louis e Auguste Lumière que tornaram o cinema possível. Eles inventaram uma máquina que podia projetar imagens impressas (gravadas) em um filme.
A primeira sessão de cinema aconteceu em Paris, em 1895. O filme era curtinho e mostrava um trem chegando à estação.
Contam que as pessoas ficaram muito surpresas com o trem se aproximando. Teve gente que caiu da cadeira e muitas mulheres gritaram de susto.
(Medeiros, Paula. Folhinha. In: Folha de S. Paulo, 19 maio 1995, adaptado.)
Escolha a alternativa em que a palavra acentuada retirada do texto e sua justificativa, baseada nas regras de acentuação, estejam corretas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar cada alternativa para compreender por que a alternativa D é a correta.
Tema Gramatical: A questão envolve regras de acentuação gráfica, uma parte importante da ortografia. As palavras no português são classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, dependendo da posição da sílaba tônica (a sílaba mais forte). As regras de acentuação determinam quais palavras recebem acento gráfico.
Alternativa A: “é” – A justificativa diz que é acentuada por ser oxítona terminada em e. Essa explicação está errada. A palavra “é” na verdade é um monossílabo tônico, acentuado por ser uma vogal tônica terminada em e. Logo, a justificativa está incorreta.
Alternativa B: “história” – A justificativa afirma que é oxítona terminada em a. Na verdade, “história” é uma paroxítona, pois a sílaba tônica é “tó”. Palavras paroxítonas terminadas em ditongo também são acentuadas, como é o caso de “história”. Portanto, a justificativa está incorreta.
Alternativa C: “químicos” – A justificativa descreve como oxítona terminada em o(s), mas “químicos” é uma proparoxítona, acentuada por ter a sílaba tônica na antepenúltima posição (quím). Logo, também está errada.
Alternativa D: “possível” – Indicada como paroxítona terminada em l. Essa justificativa está correta! “Possível” é uma paroxítona, e as palavras paroxítonas terminadas em l são acentuadas, conforme a regra gramatical. Portanto, essa é a alternativa correta.
Alternativa E: “máquina” – A justificativa menciona que é paroxítona terminada em a. No entanto, “máquina” é uma proparoxítona, uma vez que a sílaba tônica é “má”. Todas as proparoxítonas são acentuadas, mas a justificativa está incorreta.
Portanto, a resposta correta é a Alternativa D, pois ela identifica corretamente a regra de acentuação aplicada a uma paroxítona terminada em l.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ALTERNATIVA CORRETA LETRA D
PAROXÍTONA TERMINADA EM "L"
"É" - Monossílaba terminada em E
A: monossílabo tônico
B: paroxítona terminada em ditongo
C: proparoxítona
D: gab
E: proparoxítona
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo