A orientação a objetos é um paradigma de programação que uti...
I. Facilita a associação da máquina com o mundo real, uma vez que tudo pode ser representado na esfera digital.
II. Os elementos do mundo real são representados por objetos que são criados por meio de classes.
III. Os objetos armazenam dados e possuem comportamentos definidos por seus atributos.
III Os objetos armazenam dados em seus atributos e possuem comportamentos definidos por seus métodos. Os atributos representam os dados que um objeto contém, enquanto os métodos definem as ações e comportamentos que o objeto pode executar.
Gabarito: C - Apenas I e II estão corretas.
A questão aborda conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos (POO), um paradigma de programação que se baseia na representação de elementos do mundo real como objetos digitais. Esses objetos são modelados em classes, que funcionam como “plantas” ou “modelos” para a criação de instâncias desses objetos.
Na assertiva I, a afirmação é que a POO facilita a associação da máquina com o mundo real, o que é uma das principais vantagens desse paradigma. Através da abstração de entidades reais como objetos digitais, com atributos e métodos que refletem suas características e comportamentos, a POO permite que desenvolvedores estruturem seus programas de forma mais intuitiva e alinhada ao modo como percebemos o mundo.
Na assertiva II, menciona-se que os elementos do mundo real são representados por objetos que são criados por meio de classes. Isso é verdade, pois as classes definem os atributos (dados) e métodos (comportamentos) que seus objetos correspondentes possuirão quando forem instanciados.
A assertiva III está incorreta e é onde se encontra um equívoco comum. A afirmação de que os objetos armazenam dados e possuem comportamentos definidos por seus atributos não é precisa. De fato, os objetos armazenam dados (atributos), mas os comportamentos são definidos pelos métodos, não pelos atributos. Os atributos são as características ou propriedades do objeto, enquanto os métodos são as funções ou procedimentos que determinam como o objeto age ou reage.
Portanto, ao analisar as assertivas, identificamos que somente as duas primeiras estão corretas, alinhando-se com os princípios da Programação Orientada a Objetos, e por isso a alternativa correta é a letra C.