Em relação à infecção urinária em mulheres, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda a infecção urinária em mulheres, que inclui desde as formas simples (cistite) até recorrências, fatores de risco e condutas diagnósticas e terapêuticas.
Justificativa da alternativa correta (B):
A alternativa B está correta ao afirmar que cerca de 20% das mulheres na pré-menopausa que apresentam um episódio de cistite desenvolvem infecções recorrentes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Infectologia confirmam que “de 20 a 50% das mulheres com diagnóstico de cistite poderão apresentar recorrência”, sendo mais comum em mulheres jovens sexualmente ativas. Fatores como atividade sexual, uso de espermicidas e história familiar aumentam o risco.
Exemplo clínico prático: Paciente feminina, 28 anos, com histórico de dois episódios de cistite em seis meses e uso de espermicida, ilustra bem o conceito de recorrência.
Por que as demais alternativas estão incorretas?
A) "A cultura de urina deve ser realizada antes de iniciar antibioticoterapia."
Análise: Em cistite não complicada, o diagnóstico é clínico; a cultura não é obrigatória antes do início do tratamento empírico, conforme protocolos do Ministério da Saúde e sociedades urológicas (uso reservado para casos atípicos ou resistentes).
C) "Micção pós-coito tardia não é fator para infecção urinária."
Análise: Há forte evidência de que a micção logo após o coito reduz risco de ITU, eliminando patógenos da uretra. Portanto, adiar a micção pós-coital é sim um fator de risco para o desenvolvimento de cistite.
D) "Efeitos de um agente antimicrobiano sobre a flora vaginal não são úteis na erradicação da bacteriúria."
Análise: Esta afirmação contraria a evidência de que a modulação da flora vaginal (como o uso de estrogênios tópicos em menopausa) auxilia na prevenção de ITUs recorrentes, ao reduzir a colonização por uropatógenos.
Estratégias de prova:
Atente-se a palavras absolutas (sempre, nunca), verifique se a alternativa condiz com protocolos conhecidos e desconfie de afirmações que contrariam práticas cotidianas na Atenção Primária.
Diretrizes e evidências:
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (seção “Recorrência”, pág. 3): “De 20 a 50% das mulheres com diagnóstico de cistite poderão apresentar recorrência.”
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo