Conforme estabelece os Parâmetros para atuação de Assistent...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais nas Políticas de Saúde e o ponto em comum entre o projeto ético-político profissional e o projeto de reforma sanitária.
O tema central envolve dois importantes projetos que se relacionam com a prática dos assistentes sociais no Brasil: o Projeto Ético-Político do Serviço Social e o Projeto de Reforma Sanitária.
O Projeto Ético-Político do Serviço Social é um conjunto de princípios que orienta a atuação dos assistentes sociais, que inclui a defesa dos direitos humanos e a promoção da justiça social. Este projeto está alinhado com a Constituição Federal de 1988, que introduziu importantes princípios de cidadania e direitos sociais.
O Projeto de Reforma Sanitária no Brasil também emerge desse contexto de redemocratização, focando na universalização e integralidade do acesso à saúde, princípios fundamentais do SUS (Sistema Único de Saúde).
A alternativa correta é a C - Princípios defendidos por esses projetos. Ambos os projetos são movidos por princípios como a defesa da equidade, acesso universal aos direitos e a participação social. Eles compartilham a visão de saúde como um direito de todos e dever do Estado.
Justificação da Alternativa Correta:
Os princípios de universalidade, equidade e integralidade são defendidos tanto pelo projeto ético-político dos assistentes sociais quanto pela reforma sanitária. Dessa forma, eles oferecem uma base comum para a atuação dos profissionais do serviço social na saúde, promovendo a cidadania e o bem-estar social.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Embora ambos os projetos tenham ganhado força no contexto de redemocratização, eles não se consolidam apenas na década de 1990. A reforma sanitária, por exemplo, já começava a se estruturar antes.
B - Não se trata de segmentar diretrizes de formação profissional, mas sim de princípios que orientam a prática em saúde.
D - A ideia de um projeto de democracia restrita é contrária aos objetivos desses projetos, que buscam ampliar os direitos e a participação social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo