No texto “Instruções sociais de processos, sentenças e decis...
( ) É prerrogativa do assistente social definir os meios necessários para alcançar a finalidade de sua ação, se necessita realizar entrevistas, se deve fazer visitas domiciliares, se precisa estabelecer contatos com a rede familiar e social, se deve consultar documentos etc.
( ) Ao realizar uma entrevista, o assistente social, independentemente de sua postura e de seu desejo, está numa posição de poder perante o sujeito, representando a instituição que tomará uma decisão a respeito de sua vida.
( ) A visita domiciliar se constitui num procedimento para a complementação do estudo social e para fiscalizar a vida cotidiana dos sujeitos envolvidos na ação processual.
( ) Mesmo que solicitado para uma perícia, o assistente social pode e deve ir além da descrição e interpretação da situação, inclusive fazendo encaminhamentos e articulação com a rede familiar e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - V – V – F – V
Tema central da questão: A questão aborda os instrumentos técnico-operativos utilizados pelos assistentes sociais, particularmente no contexto de estudo e perícia social, além dos aspectos ético-políticos envolvidos em seu uso. Compreender esses instrumentos é essencial para o exercício profissional, equilibrando técnica e ética.
Resumo teórico: No Serviço Social, os instrumentos técnico-operativos são ferramentas fundamentais para a prática profissional. Eles incluem entrevistas, visitas domiciliares, relatórios sociais, entre outros. A escolha e o uso desses instrumentos devem respeitar os princípios éticos da profissão, garantindo respeito e dignidade aos sujeitos envolvidos.
Justificativa da alternativa correta (D):
- (V) É prerrogativa do assistente social definir os meios necessários para alcançar a finalidade de sua ação. Isso se refere à autonomia profissional para decidir quais instrumentos utilizar, como entrevistas e visitas, conforme descrito no CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), que orienta sobre a autonomia técnica e ética do profissional.
- (V) Na entrevista, o assistente social está em uma posição de poder. Este reconhecimento é fundamental, pois o profissional representa a instituição, e essa relação de poder deve ser manejada com ética para não comprometer o protagonismo do usuário.
- (F) A visita domiciliar não é para fiscalizar a vida dos sujeitos, mas para complementar o estudo social com uma perspectiva mais abrangente da realidade do usuário. A finalidade não é punitiva ou de controle, mas sim compreensiva e analítica.
- (V) O assistente social pode ir além da descrição e interpretação, articulando-se com a rede familiar e social. Isso está alinhado com a prática de valorização dos direitos e a busca por soluções integradas que promovam o bem-estar dos envolvidos.
Análise das alternativas incorretas:
- Alternativa A (F – F – F – V): Esta sequência incorreta ignora a autonomia profissional e o papel ético do assistente social, além de sugerir um uso inadequado da visita domiciliar.
- Alternativa B (V – F – V – F): Considera a visita domiciliar de forma errada como um instrumento de fiscalização, o que contraria os princípios do Serviço Social.
- Alternativa C (F – V – V – F): Erra ao negar a prerrogativa de autonomia do assistente social e também ao subutilizar a capacidade de articulação além da perícia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
(V) É prerrogativa do assistente social designado para a realização do estudo social e/ou perícia social definir os meios necessários para atingir a finalidade de sua ação. [...] se necessita realizar entrevistas, com quem e quantas pessoas, se deve realizar visitas domiciliares e/ou institucionais, se precisa estabelecer contatos variados com a rede familiar e a rede social, se deve consultar material documental e bibliográfico e quais; etc. (FÁVERO, 2009, p. 22)
(V) Apresentar-se e informar ao sujeito entrevistado os objetivos do trabalho faz parte dos deveres e da conduta ética profissional. Ao realizar uma entrevista em razão de uma ação processual, o assistente social, independentemente de sua postura e de seu desejo, está em uma posição de poder: ele representa, para o sujeito, o Poder Judiciário ou outra instituição de poder que integra o sistema de justiça, que tomará uma decisão a respeito de sua vida, de sua família, de sua comunidade (Idem, p. 24).
(F) A visita domiciliar se apresenta como mais uma possibilidade de entrevista, de conhecimento do território onde os sujeitos vivem, das possibilidades ou impossibilidades de acesso a bens e serviços que efetivem direitos sociais, de outros espaços relacionais. Enfim, trata-se de um procedimento com o objetivo de complementar o estudo, e não de fiscalizar ou de invadir a privacidade da vida cotidiana dos sujeitos (Ibidem, p. 26, grifou-se).
(V) Esses exemplos têm o intuito de esclarecer que, mesmo que solicitado para uma perícia, o assistente social pode – e, em muitas situações, deve – ir além do procedimento da constatação, descrição e interpretação da situação (Idem,Ibidem, p. 27).
Referência: FÁVERO,Eunice Terezinha. Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
- Prerrogativa do Assistente Social: Definir meios e métodos para alcançar objetivos.
- Entrevista e Posição de Poder: Representa instituição de poder, requer ética profissional.
- Visita Domiciliar: Complementa estudo social, não é para fiscalizar.
- Atuação Ampliada na Perícia: Pode ir além da descrição, fazendo encaminhamentos.
Dicas e Pegadinhas:
- Fiscalização vs. Complementação: Visitas domiciliares não são para fiscalização.
- Autonomia: O assistente social tem flexibilidade na escolha dos métodos de trabalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo