Recém-nascidos com cardiopatias cianogênicas ou acianogênic...
A equipe de enfermagem deve:
I. Manter o neonato em incubadora aquecida ou berço aquecido, a fim de garantir a termorregulação eficaz.
II. Realizar controle hemodinâmico por meio da avaliação do exame físico diário e controle dos sinais vitais e saturação de oxigênio por meio de monitoração cardíaca e sonda de aspiração traqueal, respectivamente.
III. Avaliar necessidade de oxigenoterapia com o pediatra e a equipe da fisioterapia.
IV. Realizar controle da diurese por meio da sonda de Levine.
As afirmações corretas são:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - I e III, apenas.
Tema central: O foco desta questão é a assistência de enfermagem no pré-operatório de recém-nascidos com cardiopatia em unidades neonatais. É fundamental que o enfermeiro compreenda os cuidados específicos para garantir a segurança e a estabilidade clínica desses pacientes, utilizando protocolos e conhecimentos atualizados.
Resumo teórico: O recém-nascido com cardiopatia exige monitorização rigorosa dos sinais vitais, termorregulação adequada e avaliação constante da necessidade de intervenções como oxigenoterapia. Segundo a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e o Manual de Neonatologia do Ministério da Saúde, os cuidados devem ser individualizados, multidisciplinares e baseados em evidências.
Justificativa da alternativa correta:
I. Manter o neonato em incubadora ou berço aquecido é correto, pois o recém-nascido, especialmente o cardiopata, tem maior risco de hipotermia, o que pode agravar seu quadro clínico.
III. Avaliar necessidade de oxigenoterapia junto à equipe multiprofissional é correto, pois a administração de oxigênio deve ser criteriosa e individualizada, considerando possíveis riscos para certos tipos de cardiopatias.
Análise das alternativas incorretas:
II. A monitorização dos sinais vitais e saturação de oxigênio está correta, mas a questão erra ao afirmar que a sonda de aspiração traqueal serve para monitorar a saturação. Na verdade, a saturação é monitorada preferencialmente por oxímetro de pulso. A sonda de aspiração é usada para remoção de secreções, não para monitoramento.
IV. O controle da diurese é fundamental, mas a sonda de Levine não é indicada para tal função; ela é uma sonda nasogástrica. Para controle de diurese, utiliza-se sonda vesical.
Estratégias de interpretação: Atenção às funções corretas dos dispositivos e procedimentos citados. Desconfie de afirmações que atribuem funções erradas a equipamentos comuns — isso é uma pegadinha frequente em provas!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo