A classe social é um tipo de estratificação social marcada p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2634670 Sociologia

As sociedades se configuram de formas diferentes no tempo e no espaço. Nelas, grupos e indivíduos estabelecem entre si relações que, em grande medida, dependem de como desfrutam os recursos existentes. A maneira como a sociedade é organizada internamente a partir dessa divisão de recursos é denominada estratificação social e implica a existência de desigualdades sociais, políticas e econômicas.


KUPPER, Agnaldo. Sociologia ensino médio: trabalho e sociedade. V. 3. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2023, p. 10.


O tema da estratificação social está presente no ensino de sociologia desde os primeiros manuais escolares publicados na primeira metade do século 20. As abordagens envolvem alguns conceitos clássicos, como casta, classe social e estamento. Em relação a esse assunto, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A classe social é um tipo de estratificação social marcada pela quase inexistência de mobilidade social.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado


Vamos entender o motivo pelo qual a alternativa está incorreta.

A questão aborda o conceito de estratificação social, que é a forma como a sociedade é organizada com base na divisão de recursos, resultando em desigualdades sociais, políticas e econômicas.

Dentro desse tema, três conceitos clássicos são fundamentais para a compreensão: casta, classe social e estamento.


Justificativa da alternativa E - errado:

A alternativa afirma que a classe social é um tipo de estratificação social marcada pela quase inexistência de mobilidade social. No entanto, isso não é correto.

A mobilidade social é justamente uma característica importante do conceito de classe social. Ela se refere à capacidade dos indivíduos de se moverem entre diferentes posições sociais ao longo do tempo, principalmente com base em fatores como educação, ocupação e renda.

Portanto, ao afirmar que a classe social apresenta "quase inexistência de mobilidade social", a alternativa está incorreta, pois a mobilidade é possível e, de fato, é um dos pontos centrais do conceito de classes sociais.


Para facilitar a compreensão, vejamos um resumo dos três conceitos principais:

  • Casta: Sistema de estratificação social rígido no qual a posição social é determinada pelo nascimento e não há mobilidade social. Exemplo: o sistema de castas na Índia.
  • Classe social: Estratificação baseada principalmente em aspectos econômicos, como renda e propriedade. A mobilidade social é possível, sendo influenciada por fatores como educação e carreira.
  • Estamento: Sistema de estratificação caracterizado por uma hierarquia de status social onde a mobilidade é limitada, mas não inexistente. Exemplo: a nobreza na Europa medieval.


Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e o tema da estratificação social.


Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo