No texto "Viajar com casal de amigos", de Fabrício Carpinej...
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Viajar com casal de amigos
Eu não viajo com outros casais. É minha regra inviolável de turismo. Há grandes chances de causarem incômodo.
Sempre que viajei com par de amigos, eles brigaram e boicotaram o luxo das minhas férias.
Decidi ser egoísta. O que você economiza no rateio de gasolina e divisão de gastos será pulverizado pelos prejuízos na saúde emocional.
Estou com Beatriz em uma praia paradisíaca, ansioso para me deitar numa cadeira em frente ao mar, e precisamos, de repente, intervir como escudo contra ofensas. Perdemos uma diária astronômica do hotel com aborrecimentos alheios.
Não há como abandoná-los enquanto nos divertimos. Existe um senso de solidariedade de equipe, já que viemos juntos.
Os arrulhos dos pombinhos na ida se transformam em crocitos de urubus durante a hospedagem.
O que deveria ser leve, com drinks e mergulhos, vira martírio. Eu falo com o marido litigante, Beatriz com a esposa emburrada, e ainda precisamos juntar versões e atuar como cupidos. É como liberar dois reféns confinados nas almas dos próprios sequestradores.
Não há maior chatice do que insistir para que perdoem os desentendimentos. Em vez de resolverem em privado, fazem questão de espalhar o ódio.
Ao encontrar plateia, demoram mais para resolver. Tiram proveito da nossa atenção para lavar roupas sujas e revisitar crises do passado.
O café da manhã costuma ser o palco preferido das dissidências. Chegamos animados, e um deles não responde, não diz nada. É o sinal da tempestade de nervos que estragará a temporada.
Não me arrisco mais. Esse erro não cometemos. Beatriz e eu jamais discutimos em viagem. Sabemos o quanto nossa paz é cara.
Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado
https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/2024/11/1/viajarcom-casal-de-amigos
"Não há maior chatice do que insistir para que perdoem os desentendimentos. Em vez de resolverem em privado, fazem questão de espalhar o ódio."
Com base nessa estrutura, assinale a alternativa que analisa corretamente a função dos recursos de pontuação utilizados:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Pontuação — Ponto Final e Ênfase Estilística
A questão explora como a pontuação, em especial o ponto final, pode organizar ideias, criar contraste e enfatizar a ironia em textos opinativos.
Justificativa da alternativa correta (B):
O ponto final marca o término de cada ideia e separa claramente expectativas (resolver em privado) das ações reais (espalhar o ódio publicamente). Nesse contexto, a pontuação enfatiza a ironia, destacando a contradição entre o que se espera e o que realmente acontece.
Segundo Bechara, o ponto final indica uma pausa longa e permite ao autor criar efeitos estilísticos ao separar proposições contrastantes. Celso Cunha & Lindley Cintra reforçam que a pontuação contribui para a coesão textual e pode ser empregada para realçar oposições de sentido.
Análise das alternativas incorretas:
A) Errada. O ponto final não funciona como conectivo: ele separa, não conecta explícita ou implicitamente ideias. A função conectiva é realizada pelo conteúdo, não pela pontuação.
C) Errada. O uso do ponto final está correto. Usar vírgula criaria uma estrutura indevida (comma splice), vulnerando a clareza e a lógica argumentativa.
D) Errada. Não há necessidade de vírgula após “privado”; a estrutura vigente está de acordo com a norma e preserva a nitidez do contraste.
Estratégias para questões similares: Sempre observe se o autor emprega a pontuação para demarcar contrastes, pausas e efeitos estilísticos, e lembre que o sentido central, por vezes irônico, está no conteúdo das frases e no modo como a pontuação as separa.
A gramática de referência auxilia: “O ponto final encerra ideias, mas pode também ser utilizado estrategicamente para reforçar contradições ou ênfases” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa).
Em síntese: A alternativa B é correta por reconhecer a função dinâmica do ponto final, que potencializa contraste e ironia nas ideias do autor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:B
GAB-B
O uso de ponto final e a separação das frases enfatizam a ironia do autor, destacando a diferença entre a expectativa de privacidade e a exposição pública dos conflitos.
O sinal de pontuação que encerra um período é o ponto final (.):
- Indica uma pausa longa
- É usado em frases declarativas, imperativas e interrogativas indiretas
- É fundamental para a compreensão e fluidez de um texto
- É usado também em abreviações
- Após o ponto final, é comum começar uma nova frase com letra maiúscula
BOM DIA, PARA QUEM COMEÇOU O DOMINGO ESTUDANDO!!
IRONIA ? NÃO ENTENDI
O examinador só pode estar doente. Porque não identifique qualquer resquício de ironia no primeiro período.
Nem ponto final é, é de continuação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo