A dispensação e o uso de medicamentos vencidos podem ter co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3107982 Farmácia
A dispensação e o uso de medicamentos vencidos podem ter consequências graves para a saúde dos pacientes. Sobre o controle de validade dos medicamentos assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o descarte correto de medicamentos vencidos, um aspecto crítico do controle de qualidade na farmácia. A dispensação e o uso de medicamentos após o prazo de validade podem comprometer a eficácia e a segurança, resultando em riscos significativos à saúde dos pacientes.

Alternativa Correta: B - Levar os medicamentos até um ponto de coleta para o descarte.

O descarte apropriado de medicamentos é essencial para evitar a contaminação ambiental e o uso indevido. Diretrizes como as da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, recomendam que medicamentos vencidos sejam levados a pontos de coleta específicos para serem descartados de forma segura. Estes pontos de coleta garantem que os medicamentos sejam encaminhados para tratamentos adequados, como incineração ou outro método seguro de eliminação.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Jogar no vaso sanitário ou no lixo.
Jogar medicamentos no vaso sanitário ou no lixo comum pode resultar em contaminação da água e do solo. Substâncias químicas dos medicamentos podem afetar a vida aquática e se infiltrar no abastecimento de água potável, representando um risco ambiental significativo.

C - Jogar na pia ou no vaso sanitário.
Similar à alternativa A, descartar medicamentos na pia ou no vaso sanitário pode causar poluição hídrica. Isso é particularmente preocupante porque as estações de tratamento de água não são projetadas para remover todos os resíduos farmacêuticos.

D - Separar adequadamente, identificar e jogar no lixo comum.
Embora a separação e identificação sejam passos importantes, jogá-los no lixo comum ainda leva ao risco de contaminação ambiental e potencial acesso por pessoas ou animais, o que é inadequado.

E - Separar adequadamente, identificar e colocar no lixo orgânico ou químico.
A colocação de medicamentos em lixo orgânico ou químico não é recomendada, pois esses tipos de resíduos têm processos de tratamento diferentes e podem não ser adequados para substâncias farmacêuticas, aumentando o risco de contaminação.

Para resolver questões como esta, é importante lembrar das diretrizes de saúde e segurança ambiental relativas ao descarte de medicamentos. A compreensão desses conceitos é fundamental para garantir práticas seguras e responsáveis na farmácia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo