Qual dos sinais e/ou sintomas abaixo NÃO faz parte do transt...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A decisão dependia de distinguir os critérios nucleares do TEA de um quadro opositor/desafiador. O item A descreve comportamento de desafio à autoridade e atribuição de culpa a terceiros, o que não integra os domínios diagnósticos do TEA.
- Quando a questão pedir o que não pertence ao TEA, confronte cada item com os dois domínios nucleares: déficits de comunicação/interação social e padrões restritos/repetitivos.
- Sinais como hiper/hiporreatividade sensorial, rigidez, sofrimento com mudanças e interesses circunscritos favorecem TEA porque pertencem expressamente ao domínio restrito/repetitivo.
- Desafio deliberado à autoridade, recusa em obedecer e culpar os outros pelos próprios erros apontam para quadro opositor/desafiador, não para critério central de TEA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo