Este quadro é compatível com o diagnóstico de

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243675 Odontologia
Atenção: Para responder às questões de números 58 a 61,
considere os dados abaixo:

Paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, relata
dor intensa, resistente aos analgésicos comuns, iniciada trinta
dias após uma cirurgia para extração do dente 17. O tecido de
granulação tornou-se infectado e em estado supurativo, o que
determinou a necrose da cortical óssea com produção de
sequestro ósseo, visualizado radiograficamente.


Este quadro é compatível com o diagnóstico de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é essencial compreender os conceitos de complicações pós-operatórias em cirurgia maxilofacial. Estamos lidando com uma situação onde a paciente apresenta infecção e necrose óssea após a extração de um dente. O conhecimento sobre doenças ósseas pós-cirúrgicas é fundamental.

Tema central: A questão aborda o diagnóstico de complicações após extração dentária, especificamente a necrose óssea e infecção, uma condição que pode ocorrer devido a vários fatores, incluindo infecção, trauma ou comprometimento vascular.

Alternativa correta: C - osteíte necrosante

A osteíte necrosante é caracterizada pela inflamação do osso que resulta em necrose. No contexto apresentado, a paciente desenvolveu um sequestro ósseo, um indicativo clássico de necrose, após infecção. Este diagnóstico é compatível com o relato de dor intensa e a presença de necrose cortical visualizada radiograficamente.

Justificativa para a alternativa incorreta:

A - osteomielite crônica esclerosante difusa: Este tipo de osteomielite é caracterizado por esclerose óssea e não por necrose. O relato de sequestros ósseos e necrose não se alinha com este diagnóstico.

B - osteossarcoma: Um tumor ósseo maligno que geralmente não apresenta características como dor intensa pós-cirúrgica ou sequestro ósseo em estágio inicial.

D - osteomielite crônica esclerosante focal: Similar à alternativa A, refere-se à esclerose em uma área específica, não condizendo com o quadro de necrose e infecção.

E - osteomielite crônica com periostite proliferativa: Esta condição envolve a proliferação do periósteo, o que não foi observado no caso descrito. O foco aqui é a necrose e o sequestro.

Ao analisar as alternativas, devemos focar nos sintomas descritos: dor intensa, resistência a analgésicos, infecção e necrose com sequestro ósseo. Estes são indicativos claros de osteíte necrosante.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Meira et al (1996) dividiu a alveolite em 3 formas distintas:

1-seca: onde são encontrados degradação do coágulo e fibrinólise óssea alveolar.

2-osteíte exsudativa: se instala numa fase posterior do reparo alveolar, entre o estágio de formação do tecido de granulação e o desenvolvimento de tecido conjuntivo.

3-osteíte necrosante: quando o tecido de granulação torna-se infectado e em estado supurativo por muito tempo, podendo, com sua deterioração determinar necrose da cortical óssea com produção de sequestro ósseo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo