Leia o fragmento a seguir. Desordem da articulação, causada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: Rede Sarah Órgão: SARAH Prova: Rede Sarah - 2025 - SARAH - Fonoaudiólogo |
Q3223082 Fonoaudiologia
Leia o fragmento a seguir.

Desordem da articulação, causada por uma lesão cerebral, que resulta da perda da capacidade de organizar o posicionamento da musculatura da fala e de sequenciar os movimentos na produção espontânea de fonemas ou de uma sequência de fonemas, porém esta dificuldade não é acompanhada por fraqueza ou lentidão significantes ou incoordenação destes músculos nos movimentos reflexos ou automáticos.

O texto descreve a alteração denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A – apraxia de fala.

Tema central: A questão aborda alterações neurogênicas relacionadas à produção da fala, exigindo do candidato o conhecimento das diferenças entre os principais distúrbios neurológicos da comunicação.

Resumo teórico: A apraxia de fala é um distúrbio motor resultante de lesão cerebral, geralmente nas regiões frontais do hemisfério esquerdo. Ela compromete a capacidade de planejar e sequenciar movimentos precisos necessários para articular fonemas e palavras. Ocorre dificuldade em organizar o posicionamento dos músculos da fala, mas sem fraqueza, lentidão ou incoordenação muscular significativa em ações automáticas ou reflexas (American Speech-Language-Hearing Association, 2007).

Justificativa da alternativa correta:

O texto descreve exatamente a apraxia de fala, pois fala de lesão cerebral que resulta na incapacidade de planejar movimentos da fala, com preservação dos movimentos automáticos ou reflexos e sem fraqueza muscular. Esse perfil é típico da apraxia, diferenciando-se de outros distúrbios, como disartria e afasia.

Análise das alternativas incorretas:

  • B - Disartria: Trata-se de um distúrbio motor de fala causado por fraqueza, lentidão ou incoordenação muscular. O texto afirma que não há fraqueza nem lentidão, eliminando essa opção.
  • C - Afasia: Alteração de linguagem causada por lesão cerebral, mas refere-se a problemas na compreensão ou expressão da linguagem, e não no planejamento motor da fala.
  • D - Taquifemia: Distúrbio caracterizado por fala acelerada, desorganizada, sem relação com planejamento motor ou lesão cerebral específica como descrito no texto.

Dicas de interpretação: Atente para palavras-chave do enunciado, como “planejamento”, “sequência de movimentos”, “sem fraqueza” e “lesão cerebral”. Esses termos ajudam a descartar opções e a focar na alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo