O manejo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156291 Psicologia
O manejo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, demanda intervenções integradas que considerem aspectos comportamentais e cognitivos para promover a adesão ao tratamento e o autocuidado. De acordo com o Modelo de Crenças em Saúde (Rosenstock, 1974), qual abordagem é mais adequada para pacientes hipertensos com baixa percepção de gravidade, considerando a necessidade de estratégias multifatoriais?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que aborda o Modelo de Crenças em Saúde, de Rosenstock, 1974, aplicado ao manejo da hipertensão.

O Modelo de Crenças em Saúde é um framework utilizado para entender como crenças pessoais sobre saúde influenciam comportamentos de saúde. Ele sugere que a adesão ao tratamento depende de fatores como a percepção da susceptibilidade, gravidade, benefícios e barreiras em relação à condição de saúde.

A alternativa correta para a questão é a B: Promover o reconhecimento da gravidade da hipertensão por meio de educação sobre as consequências clínicas, associada ao estabelecimento de metas tangíveis.

Justificativa: A abordagem correta, conforme o Modelo de Crenças em Saúde, é aumentar a percepção de gravidade da condição para pacientes que têm baixa percepção disso. Isso pode ser feito através da educação em saúde, onde se discutem as possíveis complicações da hipertensão se não houver manejo adequado. Dessa forma, o paciente é incentivado a compreender a importância do cuidado, o que pode aumentar a adesão ao tratamento. Além disso, o estabelecimento de metas tangíveis ajuda o paciente a visualizar o progresso e os benefícios do tratamento.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Estimular o monitoramento apenas durante sintomas pode reforçar a ideia de que apenas episódios sintomáticos são perigosos, o que não ajuda a aumentar a percepção da gravidade contínua da hipertensão.

C: Reduzir a participação do paciente não é uma prática recomendada, pois o empoderamento e o protagonismo do paciente são fundamentais para o autocuidado.

D: Intervenções que focam somente em suporte emocional ignoram a necessidade de educação sobre os impactos físicos e cognitivos da doença, essenciais para mudar a percepção da gravidade.

E: Substituir abordagens psicossociais por um regime farmacológico rigoroso elimina o foco em mudanças comportamentais e educativas, essenciais para o manejo eficaz de doenças crônicas como a hipertensão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo