A mineradora X vem identificando que muitos de seus funcioná...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3882097 Psicologia
A mineradora X vem identificando que muitos de seus funcionários apresentam elevados números de faltas por doença, licenças médicas, faltas não justificadas, atrasos constantes e saídas antecipadas nos últimos anos. Em função disso, a empresa busca desenvolver estratégias para compreender esse fenômeno.
Avalie se, com relação ao absenteísmo, as seguintes afirmativas estão corretas.

I. Pode estar relacionado a inadequações no ambiente de trabalho.
II. Se relaciona normalmente a fatores externos ao ambiente de trabalho que não devem ser considerados na esfera profissional.
III. Pode ser causado por fatores como insatisfação no trabalho, falta de motivação, falta de reconhecimento e/ou excesso de carga de trabalho.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: A questão se resolvia pela identificação de quais afirmativas são compatíveis com o absenteísmo no contexto organizacional: I e III estão corretas, e a II está incorreta.

Tema central: Absenteísmo organizacional
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque admite apenas a I e exclui a III. Essa exclusão contraria a compreensão técnica de que fatores psicossociais do trabalho, como insatisfação, desmotivação, falta de reconhecimento e excesso de carga, podem causar absenteísmo.
B
Errada
Está errada porque inclui a II. O problema da II é duplo: ela restringe indevidamente o absenteísmo a fatores externos ao trabalho e ainda afirma que esses fatores não devem ser considerados na esfera profissional, o que não se sustenta na análise organizacional do fenômeno.
C
Errada
Está errada porque inclui a II, que é incorreta, e exclui a I, que é correta. A I está de acordo com o conceito de absenteísmo ao admitir relação com inadequações no ambiente de trabalho.
D
Certa
A alternativa D está correta porque a I e a III correspondem ao entendimento técnico do absenteísmo no contexto organizacional. A I é correta ao relacionar o fenômeno a inadequações no ambiente de trabalho. A III também é correta ao associá-lo a insatisfação, falta de motivação, falta de reconhecimento e excesso de carga de trabalho. A II está errada porque restringe o absenteísmo a fatores externos ao trabalho e afasta indevidamente sua análise da esfera profissional.
E
Errada
Está errada porque considera a II correta. A II falha ao generalizar com 'normalmente' e ao excluir a relevância profissional da análise de fatores relacionados ao absenteísmo.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar o absenteísmo como problema apenas extralaboral ou individual. A II usa a palavra 'normalmente' para tentar legitimar essa generalização e ainda erra ao dizer que tais fatores não devem ser considerados na esfera profissional.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões sobre absenteísmo, verifique se a afirmação reconhece a natureza multifatorial do fenômeno.
  • Se o item excluir causas ligadas ao ambiente, à organização ou à experiência de trabalho, a tendência é estar errado.
  • Fatores como insatisfação, desmotivação, falta de reconhecimento e sobrecarga são compatíveis com análise organizacional do absenteísmo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: D) I e III, apenas

Análise das afirmativas:

I. Pode estar relacionado a inadequações no ambiente de trabalho.

Correta. Absenteísmo tem forte ligação com fatores organizacionais: ambiente físico insalubre, ergonomia ruim, clima tóxico, liderança abusiva, falta de segurança. Condições inadequadas geram doenças ocupacionais e desmotivação, aumentando faltas.

II. Se relaciona normalmente a fatores externos ao ambiente de trabalho que não devem ser considerados na esfera profissional.

Incorreta. Absenteísmo é multicausal. Fatores externos como problemas familiares, transporte, saúde pessoal influenciam sim, mas dizer que "não devem ser considerados" está errado. A gestão moderna de pessoas considera o trabalhador integral. Além disso, a afirmativa diz que se relaciona normalmente só a fatores externos, ignorando as causas internas, o que é falso

.III. Pode ser causado por fatores como insatisfação no trabalho, falta de motivação, falta de reconhecimento e/ou excesso de carga de trabalho.

Correta. Essas são causas psicossociais clássicas do absenteísmo. Insatisfação, desmotivação, síndrome de burnout por sobrecarga e ausência de reconhecimento levam a faltas, atrasos e licenças médicas, inclusive por transtornos mentais.

Conclusão: Apenas I e III estão corretas → Alternativa D

Fonte: Meta AI.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo