Com base no texto 12 e na variedade padrão da língua escrita...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4038008 Português
Texto 12





Disponível em: https://diplomatique.org.br/novas-tirinhas-de-andre-dahmer-transformam-algoritmo-em-personagem-intrometido. 
Com base no texto 12 e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os advérbios dêiticos são palavras que indicam tempo ou lugar, mas que não possuem um significado fixo. O sentido deles depende totalmente de quem está falando, onde está e quando a fala ocorre.

A palavra "dêitico" vem do grego deiktikós, que significa "apontar" ou "mostrar".

Para entender um advérbio dêitico, você precisa conhecer o contexto da comunicação. Se você encontrar um bilhete no chão escrito apenas: "Estarei aqui amanhã", você não saberá onde é "aqui" nem quando será "amanhã", pois esses termos dependem do momento em que o bilhete foi escrito.

Indicam a localização em relação ao falante.

  • Aqui, cá: Próximo a quem fala.
  • Aí: Próximo a quem ouve.
  • Ali, lá, acolá: Distante de ambos.

Indicam o momento em relação ao agora da fala.

  • Hoje, agora, ontem, amanhã, anteontem.
  • Dêitico: Aponta para fora do texto (para o mundo real, para a situação da fala).
  • Ex: "O documento está aqui (apontando para a mesa)."
  • Anafórico: Aponta para dentro do texto (para algo que já foi mencionado).
  • Ex: "Fui a Valparaíso. Estive no mês passado." (O "" é anafórico porque retoma "Valparaíso").

porque a alternativa A esta errada???

@Carlos Santos, a letra a está erra, porque o pronome indefinido não se refere ao substantivo feminino "opinião"; ele se refere ao substantivo feminino "polêmica". É preciso dar a opinião hoje, pois amanhã terá OUTRA POLÊMICA.

Qual o erro da letra "e"?

Uso do "Por que, por quê, porquê e porque"

● POR QUE (separado e sem acento): ocorre em dois casos; quando é usado para introduzir uma pergunta (tem natureza interrogativa, portanto) ou para estabelecer uma relação com algum termo antecedente à oração (natureza relativa).

===

● PORQUE (junto e sem acento): é usado em respostas e explicações, pois serve para indicar uma causa. Pode ser substituído por: pois; visto que; uma vez que; por causa de que; dado que, etc.

É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo.

Exemplo: Eu não fui à festa ontem porque tinha outro compromisso.

Fonte: Aprovação PGE.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo