Melhor período (estação climática) para se realizar a poda d...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3454087 Conhecimentos de Serviços Gerais
Melhor período (estação climática) para se realizar a poda de plantas, para que as mesmas apresentem um melhor resultado final:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Época adequada para realizar a poda de plantas em jardinagem.

A poda é uma prática fundamental nos serviços gerais de jardinagem. Serve para fortalecer o desenvolvimento saudável das plantas, melhorar a floração, a frutificação e até corrigir formas ou eliminar partes doentes. O fator chave para o sucesso da poda é a escolha da época correta, respeitando o ciclo natural das plantas.

Por que o inverno é o melhor período?

No inverno, grande parte das plantas entra em repouso vegetativo, ou seja, a planta reduz suas atividades metabólicas e para de crescer. Esse estado diminui o impacto dos cortes e permite melhor cicatrização. Além disso, ao serem podadas no inverno, as plantas têm energia preservada para rebrotar vigorosamente na primavera, quando o clima volta a aquecer e as plantas retomam o crescimento.

Os principais manuais e obras de referência como “Manual do Jardineiro” (SENAC) e informações de revistas especializadas reafirmam que o final do inverno, antes da brotação, é o período prioritário para a poda, garantindo resultados mais saudáveis e produtivos.

Justificativa da alternativa correta:

A) Inverno. Correta. É nesta estação que a maioria das plantas está “adormecida”, tornando a poda menos agressiva e mais eficiente, permitindo rápida recuperação na primavera.

Análise das alternativas incorretas:

B) Outono. O outono é apenas o início da preparação para o repouso. Poda nesta época pode deixar a planta sem tempo de recuperar adequadamente.

C) Primavera e verão. Essas estações correspondem ao auge do crescimento e floração. Poda aqui prejudica o desenvolvimento e pode causar grande estresse.

D) Primavera. Situação semelhante à anterior: corte nesta fase atrapalha o impulso natural de crescimento.

E) Verão. Altas temperaturas e intensa atividade metabólica tornam a poda muito prejudicial, podendo até debilitar seriamente a planta.

Atenção: Provas costumam trazer pegadinhas usando estações de transição (outono, primavera) ou associando poda ao crescimento, mas o correto é lembrar: poda principal = inverno, quando a planta está em repouso.

Mantenha este raciocínio em sua preparação e siga firme!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo