Durante uma aula sobre memória e representatividade, um pr...
Durante uma aula sobre memória e representatividade, um professor da primeira série do Ensino Médio apresentou aos estudantes o trecho a seguir e promoveu uma discussão sobre as diferentes interpretações atribuídas ao monumento por seus criadores, pela imprensa e pela sociedade da época.
Em 1950, durante as comemorações do Dia do Trabalhador, foi inaugurada uma estátua em homenagem ao trabalhador brasileiro. O escultor Celso Antonio afirmou que buscou representar o “tipo mais representativo do trabalhador brasileiro”, o estivador. Entretanto, jornais da época criticaram a obra, considerando inadequada a representação do trabalhador, o que gerou debates sobre a imagem da classe trabalhadora na sociedade.
Adaptado de KNAUSS, Paulo. “Arte pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo”. Tempo e Argumento, vol.1, n.1 2009, pp.19-20.
Assinale a opção que identifica corretamente o objetivo pedagógico da atividade.