Quanto aos procedimentos que devem ser adotados para uma d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Motorista |
Q3058751 Legislação de Trânsito

Quanto aos procedimentos que devem ser adotados para uma direção defensiva e de segurança, julgue o item.


Em havendo neblina em uma rodovia, o motorista deve: reduzir a velocidade; aumentar a distância de seguimento; utilizar o farol alto; evitar fazer ultrapassagem; e acionar o pisca‐alerta do veículo. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado

1. Interpretação e Legislação Aplicável

O tema da questão trata dos procedimentos corretos em situações de neblina, associando a direção defensiva com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente os dispositivos sobre uso de faróis e pisca-alerta.

2. Legislação Vigente

CTB, Art. 40: “VII - o condutor utilizará luzes de neblina, quando houver neblina, chuva forte ou nuvens de pó.”
CTB, Art. 251: “Utilizar o pisca-alerta, exceto em imobilizações ou situações de emergência: Infração - média”

3. Explicação do Tema Central

A direção defensiva exige redução de velocidade, aumento da distância e cautela em ultrapassagens sob neblina. Porém, não se deve utilizar farol alto nem acionar o pisca-alerta em movimento. O correto é acionar farol baixo ou farol de neblina.

Exemplo prático: Ao passar por uma neblina densa em rodovia, o motorista diminui a velocidade, mantém distância extra, liga o farol baixo ou de neblina e segue sem acionamento do pisca-alerta — que só deve ser usado se o veículo parar na via por emergência.

4. Justificativa da Resposta

A alternativa está Errada porque:

  • O farol alto reflete nas partículas de neblina, ofuscando a visão — é proibido e perigoso. Doutrina: Segundo José Hélio Góes (Manual de Direção Defensiva), o farol alto aumenta os riscos em neblina.
  • O uso de pisca-alerta só é permitido com o veículo imobilizado ou em emergência (Art. 251, CTB). Usá-lo em movimento confunde outros condutores e é infração.

5. Estratégia e Pegadinhas

Fique atento: Questões desse tipo buscam confundir ao sugerir condutas aparentemente protetivas (como pisca-alerta e farol alto), mas que são proibidas pela lei. Sempre confira o texto legal e imagine a situação prática!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

O farol alto é usado basicamente:

  1. Quando estiver SOZINHO na pista.
  2. Piscar por um período BEM CURTO de tempo para sinalizar perigo ou ultrapassagem.

É proibido usar em:

  • Situações adversas de clima (chuva, neblina, neve, cerração)
  • Ao cruzar ou seguir outro veículo
  • Em vias com iluminação pública
  • Em túneis

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo