Quanto aos procedimentos que devem ser adotados para uma d...
Quanto aos procedimentos que devem ser adotados para uma direção defensiva e de segurança, julgue o item.
Em havendo neblina em uma rodovia, o motorista deve: reduzir a velocidade; aumentar a distância de seguimento; utilizar o farol alto; evitar fazer ultrapassagem; e acionar o pisca‐alerta do veículo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errado
1. Interpretação e Legislação Aplicável
O tema da questão trata dos procedimentos corretos em situações de neblina, associando a direção defensiva com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente os dispositivos sobre uso de faróis e pisca-alerta.
2. Legislação Vigente
CTB, Art. 40: “VII - o condutor utilizará luzes de neblina, quando houver neblina, chuva forte ou nuvens de pó.”
CTB, Art. 251: “Utilizar o pisca-alerta, exceto em imobilizações ou situações de emergência: Infração - média”
3. Explicação do Tema Central
A direção defensiva exige redução de velocidade, aumento da distância e cautela em ultrapassagens sob neblina. Porém, não se deve utilizar farol alto nem acionar o pisca-alerta em movimento. O correto é acionar farol baixo ou farol de neblina.
Exemplo prático: Ao passar por uma neblina densa em rodovia, o motorista diminui a velocidade, mantém distância extra, liga o farol baixo ou de neblina e segue sem acionamento do pisca-alerta — que só deve ser usado se o veículo parar na via por emergência.
4. Justificativa da Resposta
A alternativa está Errada porque:
- O farol alto reflete nas partículas de neblina, ofuscando a visão — é proibido e perigoso. Doutrina: Segundo José Hélio Góes (Manual de Direção Defensiva), o farol alto aumenta os riscos em neblina.
- O uso de pisca-alerta só é permitido com o veículo imobilizado ou em emergência (Art. 251, CTB). Usá-lo em movimento confunde outros condutores e é infração.
5. Estratégia e Pegadinhas
Fique atento: Questões desse tipo buscam confundir ao sugerir condutas aparentemente protetivas (como pisca-alerta e farol alto), mas que são proibidas pela lei. Sempre confira o texto legal e imagine a situação prática!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado
O farol alto é usado basicamente:
- Quando estiver SOZINHO na pista.
- Piscar por um período BEM CURTO de tempo para sinalizar perigo ou ultrapassagem.
É proibido usar em:
- Situações adversas de clima (chuva, neblina, neve, cerração)
- Ao cruzar ou seguir outro veículo
- Em vias com iluminação pública
- Em túneis
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo