A burocracia possui um papel a desempenhar nas políticas pú...
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) afirmativa(s) falsa(s).
( ) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.
( ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.
( ) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.
A sequência correta é:
Galera, no âmbito das políticas públicas, a burocracia faz menção aos servidores do Estado.
Sabendo disso, vamos lá:
( V ) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.
Os políticos geralmente tomam decisões muito genéricas. (É só olhar as promessas eleitorais). Desta forma, é natural que uma boa parte da decisão repouse no domínio da burocracia, já que os servidores estão muito mais perto da realidade em que a política pública vai ser aplicada, do que os políticos lá em cima.
( F ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.
Errado porque o modelo Bottom-Up afirma que os burocratas que irão implementar a política devem ter muito mais discricionariedade e poder para escolher os meios e recursos que irão utilizar para executar as políticas.
( V ) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.
Etapas: Definição da agenda, elaboração, formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação. Os agentes burocráticos participam, portanto, tanto da formulação como da implementação das políticas públicas. Ao contrário do que a abordagem tradicional postulava, a burocracia não é um “agente neutro”.
Fonte: Minhas marcações do material do Estratégia.
Eu também errei essa questão e agora consigo entender. Espero que possa ajudá-los!
1°: A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram. ---> V
3° A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas pública ---> V
Essas afirmações remetem ao princípio da burocracia denominado Padronização e Previsibilidade: rotinas padronizadas e bem definidas são mais previsíveis. A administração burocrática também realiza o famoso controle a priori, sendo assim, ela realmente conhece tudo que acontece e tem influência em todas as etapas.
2° ( ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência. ---> F
Podemos confundir essa afirmação com o princípio da Impessoalidade que marca a burocracia (que na verdade diz sobre as relações e contratações da administração). Mas o examinador, muito maldoso, só pegou o Ctrl + C e Ctrl + V do enunciado de uma prova da Esaf de 2008. Não encontrei nada de teoria sobre isso, em nenhum outro lugar.
Mesmo assim, vamos tentar entender, e lembrar que estamos falando de políticas públicas: para Max Weber (1966) “a administração burocrática significa, fundamentalmente, o exercício da dominação baseada no poder”. Ou seja, tendo legitimidade e hierarquia (princípios que também marcam a burocracia) seria possível imaginar a discricionariedade e poder para tomar partido e escolher o que é melhor nas políticas (dentro da legalidade). Ou seja, aqui trata-se de a administração ter um maior envolvimento.
Vamos ao trecho da prova da Esaf:
"A pesquisa contemporânea sobre políticas públicas tem explorado o papel da burocracia não somente na implementação das decisões tomadas, mas também na sua própria formulação. Ao contrário da imagem simples de uma burocracia apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência, emerge desses estudos um ator capaz de interagir com outros atores, de ter preferências e de afetar todo o ciclo das políticas públicas."
Fazer o quê!? Provável que muita gente erraria essa na prova. Vamos seguir o baile.
Bons estudos!!!
Questão 16, Prova MPOG 2008: https://app3.mapadaprova.com.br/provas/esaf/2008/mpog/especialista-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental
Questão bem complicada! Não é à toa que tem quase 80% de erro.
Sinceramente, não sei como alguém consegue justificar uma questão com gabarito sem sentido algum.
De acordo com a explicação dada pela Prof. Elisabete Moreira, ao relacionar as políticas públicas à burocracia, o enunciado da questão não está utilizando o termo burocracia no sentido tradicional (como modelo de Administração Pública do séc. XIX, nos moldes weberianos), mas sim no sentido atual presente no modelo gerencial (traduzindo na "pessoa que trabalha na administração do Estado"; os “executores” das políticas públicas; autoridades formais e as instituições que integram a "burocracia estatual"; os burocratas).
Sabendo disso, vamos aos itens:
(V) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram.
A assertiva está verdadeira. Isso porque incumbe aos burocratas do Governo a realização do monitoramento das políticas públicas desde a fase de planejamento, o que lhes confere conhecimento do que está ocorrendo nos programas públicos.
(F) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência.
A assertiva está falsa. Isso porque HOJE, na instituição de políticas públicas, os burocratas não fazem análises estritamente técnicas, apartidária, neutra. Pelo contrário, os burocratas participam de forma ativa na implementação de políticas públicas (como no caso no modelo “botton up”); há análises qualitativas e de efetividade; há opinativos; etc.
(Lembrando que, se fosse no sentido tradicional de burocracia, a assertiva estaria correta; mas não é este o sentido de trabalhado pela questão).
(V) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas.
A assertiva está verdadeira, pois as autoridades formais e as instituições (leia-se burocratas, kkk) possuem um papel ativo em todas as etapas das políticas públicas.
Fonte: Correção dada pela Prof. Elisabete Moreira (Estratégia)
EDIT: Pessoal, seguem outras questões interessantes sobre o papel da burocracia na formulação das políticas públicas para revisarmos esses conceitos:
Q852339
Q576121 (muito boa essa!!)
Q630260
BUROCRACIA NAO QUER DIZER ESCASSEZ DE INDICADORES DE RESULTADO, SENÃO NÃO TERIAMOS AVANÇADO NADA NA ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XX.
NÃO É MOTIVADA PELA ÉTICA DA OBEDIÊNCIA.
TJDFT 2022
CAVALEIRO DE CRISTAL
mas vocês têm alguma referência bibliográfica sobre a utilização do termo burocracia em outro sentido que não seja o significado de burocracia?
parece-me que houve um malabarismo intelectual da professora do estratégia para se chegar à conclusão que ela chegou.
a burocracia permite sim a influência política e, nesse sentido, ser partidária e não neutra. a burocracia também consegue permitir uma ética que não seja orientada para obediência e sim uma ética que seja voltada para a inovação.
mas nas teorias a burocracia é um modelo a ser superado (adm. gerencial).
na prática, a burocracia, em 90%, ainda representa o modelo exatamente como descrito na assertiva: apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência. Isso se reflete no dia a dia: queremos resolver algo num órgão, mas só resolveremos com alguém específico, outra pessoa não assumirá a responsabilidade; queremos entrar com recurso contra decisão, há todo um caminho hierárquico a ser seguido; como servidores, poderemos até sugerir alguma mudança relacionada a algo, mas esbarraremos na vontade do nosso superior;
talvez o erro seja a palavra DEVE. será que a FGV está cespeando?
GAB A
I – Verdadeira: A burocracia possui rígido controle dos seus processos e das suas atividades programadas. Obviamente, sob estes critérios, possui também a mensuração sobre a aceitabilidade de seus programas. O que não controlam efetivamente são os resultados efetivos propriamente ditos, pois são posteriores ao modelo burocrático.
II – Falsa: No âmbito das políticas públicas, a visão de neutralidade e apartidarismo tem sido substituída pela visão de um ator capaz de interagir com outros atores, ter claras preferências e afetar todo o ciclo de políticas públicas. Não há, na visão Moderna, neutralidade da burocracia no ciclo das políticas públicas.
III – Verdadeira: Como visto acima, as pesquisas contemporâneas tem percebido influência da burocracia não somente na implementação, mas também na formulação de tais políticas e, em grande parte, afeta sobremaneira todo o ciclo de políticas públicas.
FONTE: GRAN, Kuyfferson Juan Godoi
Bons estudos.
Marquei a opção que é totalmente o oposto da correta (alternativa B), e mesmo depois de ler os comentários, continuo sem entender o gabarito
letra a
Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes, características:
- Caráter legal das normas e regulamentos.
- Caráter formal das comunicações.
- Caráter racional e divisão do trabalho.
- Impessoalidade nas relações.
- Hierarquia de autoridade.
- Rotinas e procedimentos padronizados.
- Competência técnica e meritocracia.
- Especialização da administração.
- Profissionalização dos participantes.
- Completa previsibilidade do funcionamento.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato
Questão sem sentido ou de justificativa muito específica além do que comumente é encontrado para a matéria.
A única pessoa que achou uma justificativa para o item II estar falsa decorre de um texto de uma outra prova feita em 2008. Daí eu concluo que: ou a banca se utilizou de uma literatura mto específica (que nenhum dos 5k que responderam a questão souberam achar) ou mostra a incapacidade na elaboração de questões.
Segundo ponto. Outro comentário diz que ao relacionar políticas públicas e burocracia, não devemos utilizar o conceito clássico de teoria burocrática. Onde tá isso? Pergunta bem séria, mesmo, pois é a primeira vez que veja essa relação e preciso de um embasamento teórico para complementar meus estudos (não pode ser de material de cursinho, pois eles montam estes materiais através da logística reversa).
Terceiro ponto. Foi dito para pensarmos na aplicação prática da burocracia na forma como é feita hoje. Onde, no enunciado, diz isso? A questão precisa apontar para qual direção quer que o candidato encontre a resposta certa. Caso o contrário é indução de erro.
"Ao longo dos anos, a prática das políticas públicas revelou que a dicotomização entre burocracia e política não era tão clara e nítida como supunha Weber. Posto que o comportamento da burocracia se aproxima ao que Aberbach, Rockman e Putnam (1981) conceituaram como “politização da Burocracia”, ou seja, a burocracia tomando decisões não apenas de caráter técnico, como o modelo Weberiano clássico propunha, mas também decisões imbuídas de margens de negociação, busca de consensos e articulação de interesses difusos, ou seja, decisões de natureza política."
https://www.revistaespacios.com/a17v38n41/a17v38n41p03.pdf
segunda vez que faço essa questão e erro novamente...
Achei estranha essa questão e os comentários não mencionarem nada sobre o modelo que questão queria. Existe o modelo botton-up que seria equivalente com o gabarito da questão. Porém tb existe o modelo up-botton que a burocracia não tem poder nenhum de decisão, sendo meramente executores de tarefas.
Banca maldita essa fgv
Ética da obediência seria uma vertente da Administração patrimonialista, explorada pela banca.
VOU FINGIR QUE NÃO VI ESSA QUESTÃO PRA NAO CONFUNDIR MINHA VIDA.
GAB : A
Olá, muito prazer, meu nome é Burocracia.
Vejo dois caminhos:
1) Aceitar o "deve" no item dois, daí o gabarito é VFV realmente. Os itens I e III são verdadeiros.
2) Para os que acham que o "deve" deveria ser abolido de vez do mundo dos concursos, a questão é passível de anulação. O item foi copiado de prova antiga da Esaf, cujo teor original remete a pesquisas que têm demonstrado que a burocracia na prática (NÃO é o modelo weberiano e sim a prática de formulação de pol. púb.) tem se mostrado capaz de "agir por conta" e não ser "inerte e obediente" ao poder político. Enquanto o enunciado da Esaf remete a juízo de fato, o "deve" da FGV remete a juízo de valor. Deve para quem?
Entendo que ADM é uma disciplina muito subjetiva onde os juízos valorativos imperam. Mas as bancas precisam estar alertas para evitarem cair nisso.
A questão pode ser considerada incompleta ao não afirmar sobre qual modelo está sendo tratado. A questão faz sentido apenas se considerarmos o modelo bottom-up, em que o burocrata tem participação em todas as etapas da política pública e consegue aplicar algum grau de discricionariedade, tornando a primeira e a terceira alternativa correta e a segunda falsa. Se consideramos o modelo top-down, seria o contrário, e a alternativa correta seria a B. Mas como a alternativa começa com "A burocracia possui um papel a desempenhar nas políticas públicas", é possível inferir (com muito esforço) que o examinador entende que a burocracia possui um importante papel na política pública, nos levando a crer que se levou em conta o modelo bottom-up.
Prova objetiva, questão subjetiva.
Finalmente!!
Em 07/12/22 às 20:59, você respondeu a opção A.Você acertou!
Em 21/11/22 às 18:02, você respondeu a opção D.Você errou!
Em 31/10/22 às 17:34, você respondeu a opção D.Você errou!
Em 13/10/22 às 15:13, você respondeu a opção D.Você errou!
Em 04/07/22 às 13:32, você respondeu a opção D.Você errou!
Após ler os comentários fica clara a tendência das pessoas de querer encaixar justificativas para o gabarito, sem nenhuma criticidade sobre o que estão falando.
Nas respostas que aludem a um novo conceito de burocracia criado pelos professores da FGV, dando importância maior a um corpo administrativo automotivado como foco de estudo, todos utilizam meros pressupostos como premissas, confundindo o papel dos burocratas com a capacidade.
( ) A burocracia conhece o que está ocorrendo nos programas públicos e o grau de aceitação que eles geram. Verdade, já que o foco da burocracia é o processo.
( ) A burocracia deve ser apartidária, neutra, objetiva, estritamente técnica e movida pela ética da obediência. Discordo da justificativa do professor. Eu acho que o modelo burocrático é estritamente técnico. Só não vejo isso da "ética da obediência" no serviço público. Não é um modelo do eu mando e você obedece. É um modelo em que os servidores possuem estabilidade e funções a serem executadas bem definidas.
( ) A burocracia tem influência em todas as etapas das políticas públicas. Verdade
Rafael Magalhães,
eu fiz o mesmo e também não entendo o gabarito!!!
É como seu eu nunca tivesse estudado.
Não há lógica no gabarito se o parâmetro de análise é o modelo racional-legal (burocrático). Ignorar e seguir.
Marquei a B, ou seja, kaguei e ainda pisei em cima.
Acertei? Sim! Concordo? Não! Simplesmente a "GV" deu um novo significado para a Burocracia, tentando mostrá-la como sensível a algo além de processos.
De que forma saber interpretar se a questão se refere à burocracia nos moldes tradicional ou à burocracia como sinônimo de burocrata/instituição/autoridade?
O problema é que essa Banca queria fazer uma prova bem fdp pra induzir o candidato ao erro, com afirmativa completamente equivocada.