Home Concursos Públicos Questões Q3252256 Um dos temas debatidos por Brito (2001) são os objetivos da ... Próximas questões Com base no mesmo assunto Q3252256 Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos , Principais Autores , Ano: 2024 Banca: IBAM Órgão: Prefeitura de Guarulhos - SP Prova: IBAM - 2024 - Prefeitura de Guarulhos - SP - Professor(a) de Música (Todas as Especialidades) | Q3252256 Pedagogia Um dos temas debatidos por Brito (2001) são os objetivos da educação musical propostos pelo educador Koellreutter. Aponte a afirmativa que não compreende um dos objetivos mencionado pelo educador. Alternativas A A abordagem de Koellreutter privilegiou e valorizou a importância e o porquê da música (e da arte) na vida humana, lembrando o fato de que cada sociedade, com suas características e necessidades típicas, condiciona um tipo de arte. Atento e responsável, o professor preocupou-se, sobretudo, em propiciar uma educação viva, adequada a cada época, a cada contexto, servindo-se da música como um instrumento de educação. B Koellreutter fala que a situação do ensino musical entre nós carece, em primeiro lugar, de uma análise e, talvez, de uma reflexão com respeito às condições sociais do país. Poucos são os que, ao analisar as contradições e os conflitos que surgem entre o aprendizado do estudante de música e a realidade profissional, entre a ilusão das ambições artísticas e a adaptação irrefletida às exigências das atividades musicais, tiram conclusões para uma reformulação adequada do ensino musical. C Pensando na renovação e reformulação do ensino de música, Koellreutter apontou a necessidade de criar espaços de atividades musicais lúdicas, funcionais, voltados à formação dos estudantes que não pretendem profissionalizar-se, mas, sim, trabalhar com a linguagem musical de modo aberto e criativo, com o objetivo principal de desenvolver as capacidades humanas. D Koellreutter acredita que o aspecto mais importante a ser desenvolvido por meio da música é um raciocínio globalizante e integrador, consequente ao despertar da consciência de interdependência de sentimento e racionalidade, de tecnologia e estética. Por isso, Koellreutter concorda com os cursos de formação de músicos e educadores musicais, que se pautam pelo enfoque exclusivo de questões especificamente musicais e unicamente da música tradicional do Ocidente: ensinar a ler e a escrever as notas. E Para Koellreutter, a educação musical era um processo de descoberta e desenvolvimento pessoal, onde a música se tornava um meio para conhecer a si mesmo e ao mundo. Através da música, os alunos poderiam desenvolver suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais, tornando-se cidadãos mais completos e conscientes. Responder Incorreta. Gabarito oficial da banca: Salve essa questão em um caderno para revisar depois. Adicionar a um caderno teste Parabéns! Você acertou! Mantenha o ritmo! Salve no caderno para revisar depois. Adicionar a um caderno teste Ficou com dúvidas? Gabarito Comentado (1) Aulas Comentários Estatísticas Cadernos Criar anotações Notificar Erro Salvar novo filtro Nome do novo filtro