Dentre as atividades previstas na Política Pública de Drogas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930813 Serviço Social
Dentre as atividades previstas na Política Pública de Drogas, para reinserção dos usuários e dependentes de álcool e outras drogas, está:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta sobre a Política Pública de Drogas, primeiramente é importante compreender que essa política busca promover a reinserção social de usuários e dependentes de álcool e outras drogas. Isso inclui estratégias que visam não apenas o tratamento, mas também a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

A alternativa correta para a questão é a Alternativa D: "a melhoria da qualidade de vida e a redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas."

Justificativa: A Política Pública de Drogas no Brasil adota abordagens de redução de danos e melhoria da qualidade de vida como pilares fundamentais. Isso está em consonância com princípios reconhecidos internacionalmente e com práticas indicadas em documentos como a Lei nº 11.343/2006 que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD).

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: "o usuário de drogas que, em razão da prática de infração penal, fica sem direito aos serviços de saúde." - Esta alternativa está incorreta porque a exclusão de usuários de drogas dos serviços de saúde por infração penal contraria o princípio de universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que garante acesso a todos, independentemente de circunstâncias criminais.

Alternativa B: "a instituição da sociedade civil com atuação nas áreas da atenção à saúde e da assistência social, poderão receber recursos do CNAS." - Esta alternativa está incorreta porque cita o CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) de forma equivocada no contexto da pergunta. O CNAS não é diretamente responsável pela alocação de recursos financeiros para instituições de saúde.

Alternativa C: "a adoção de estratégias personalizadas de atenção e reinserção social do usuário de drogas e familiares." - Embora esteja correta em termos de estratégia de atenção, a questão pede especificamente por uma atividade com foco na melhoria da qualidade de vida e redução de danos, o que é abordado mais diretamente na alternativa D.

Alternativa E: "autonomia dos órgãos de controle social de políticas setoriais de saúde e assistência social." - Esta alternativa não foca diretamente na reinserção social de usuários de drogas, mas sim em aspectos de governança e controle social, o que a torna inadequada para a questão central.

Ao estudar questões sobre políticas públicas de drogas, é fundamental entender o contexto legal e social dessas políticas e como elas se aplicam na prática. Aproveite para revisar documentos legais relevantes e debates atuais sobre o tema, o que pode ajudar bastante na interpretação dessas questões em concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CAPÍTULO II

DAS ATIVIDADES DE ATENÇÃO E DE REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS OU DEPENDENTES DE DROGAS

Art. 20. Constituem atividades de atenção ao usuário e dependente de drogas e respectivos familiares, para efeito desta Lei, aquelas que visem à melhoria da qualidade de vida e à redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas.

 

Fonte: Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil

http://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/politicas-sobre-drogas/cartilhas-politicas-sobre-drogas/2011legislacaopoliticaspublicas.pdf

GABARITO: D

Disposições Gerais do SISNAD:

Art. 20. Constituem atividades de atenção ao usuário e dependente de drogas e respectivos familiares, para efeito desta Lei, aquelas que visem à melhoria da qualidade de vida e à redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm

resolvi essa pensando no que seria atividade, diretriz, etc...a única que representa uma atividade direta é a D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo