Recebem acento gráfico pela mesma razão que o justifica na p...
Nem todas as leis têm a mesma qualidade. Existe uma hierarquia, além de diferenças que as fazem gravitar em campo próprio. A lei constitucional - norma constitucional e emenda integrada na constituição - domina todas as demais leis: sem a conformidade a ela, as leis comuns (ordinárias e complementares) são nulas. Há leis de ordem pública, as quais todas as pessoas devem observar, independentemente de sua vontade. Outras, permissivas, só vigoram se os interessados não declaram sua vontade em sentido contrário.
Onde a lei não impõe uma conduta obrigatória, o indivíduo exerce livremente sua atividade. O poder público só pode intervir na esfera individual mediante uma lei que o autorize. Essa garantia de caráter institucional se expressa pelo princípio da legalidade. A lei, depois de publicada, torna-se obrigatória, sem que ninguém possa negar-lhe cumprimento, alegando que não a conhece, pois para que a ordem jurídica tenha real vigência é forçoso supor o conhecimento geral da lei. Em direito penal, por aplicação da mesma regra, entende-se que a ignorância ou errada compreensão da lei não eximem de pena.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada trata de ortografia, mais especificamente do uso do acento gráfico em palavras que pertencem à mesma regra de acentuação.
Em Língua Portuguesa, o acento agudo é utilizado em palavras paroxítonas que possuem a vogal tônica "i" ou "u" que formam hiato com a vogal anterior. Um hiato ocorre quando duas vogais são pronunciadas em sílabas separadas.
Vamos analisar a palavra "obediência". Ela é acentuada porque o "i" forma um hiato com a vogal anterior, seguido de "n" em uma sílaba tônica: o-be-di-ên-ci-a.
Agora, vejamos a alternativa correta:
Alternativa A - provisória e princípio
Ambas as palavras "provisória" e "princípio" recebem acento gráfico pela mesma razão que "obediência": o acento agudo na vogal "i" em um hiato. Em "provisória", o "i" forma um hiato na sílaba final: pro-vi-só-ri-a. Em "princípio", o "i" também forma um hiato: prin-cí-pi-o.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B - caráter e público
Essas palavras são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "r" e "o", respectivamente, não formando hiato com a vogal "i".
Alternativa C - ordinárias e ninguém
Em "ordinárias", o acento marca a paroxítona terminada em "as". "Ninguém" é uma paroxítona terminada em ditongo nasal, não um hiato.
Alternativa D - ignorância e só
Em "ignorância", o acento é devido à paroxítona terminada em ditongo nasal. "Só" é uma monossílaba tônica acentuada por ser oxítona.
Alternativa E - além e monetário
"Além" é uma oxítona acentuada por terminar em "em". "Monetário" é uma paroxítona terminada em ditongo, não formando hiato.
Portanto, a alternativa correta é a A, pois é a única que apresenta palavras com acento gráfico justificado pelo hiato com "i", assim como em "obediência".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Paroxítonas terminadas em ditongo.
obediência = paroxítona terminada com ditongo
------------------------------------------------------------
a) provisória e princípio. - ambas palavras são paroxítonas terminadas com ditongo
Nem precisava saber que são parx terminadas em ditongos, mas tão somente parx., pois a única que tem 2 parx é a 'A'
Letra A. Paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
presisava sim saber que sao paroxitonas terminadas em ditongo por que se fizer a analise que tem hiato na palavra base pode haver confusao
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo