Estamos no ano de 2022, ainda vivendo a pandemia que nos cer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3379728 História
Estamos no ano de 2022, ainda vivendo a pandemia que nos cerca e nos abafa, desde o início de 2020. Entretanto, essa não foi a única epidemia registrada na história brasileira e, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro. No próprio século XX, em pleno desenvolvimento do modernismo e da modernização, fomos atacados pelo vírus da influenza, que matou muitos brasileiros, proporcionalmente tantos quanto agora e, como sempre, não soubemos tirar as lições que devíamos. Nelson Rodrigues, ainda uma criança, relata a situação vivida na época: “Ora, a gripe foi, justamente, a morte sem velório. Morria-se em massa. E foi de repente. De um dia para o outro, todo mundo começou a morrer. Os primeiros ainda foram chorados, velados, floridos. Mas quando a cidade sentiu que era mesmo a peste, ninguém chorou mais, nem velou, nem floriu. O velório seria um luxo insuportável para os outros defuntos”.

(RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela. Memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 51)

Assinale a opção que registra corretamente a epidemia que assolou o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, em 1918.
Alternativas