Considere as afirmações abaixo sobre a chamada “República de...
I. Foi a primeira denominação colonial do Amapá, que remetia à presença abundante, naquela região, do peixe cunami, hoje mais conhecido como tucunaré.
II. Tratou-se de uma tentativa de oficialização de um suposto “estado livre” por iniciativa do comerciante francês Jules Gros, com duração de poucos anos.
III. Foi uma iniciativa não oficial e controversa, extinta pelo próprio governo francês, mas houve uma tentativa de retomada do projeto, anos depois, pelo comerciante Adolph Brezet, com apoio de alguns empreendedores brasileiros.
IV. Resultou de um projeto expansionista do governo francês que pretendia incorporar parte do Amapá ao território da Guiana Francesa, transferindo a capital desta para a “Vila de Cunami”, na atual Macapá, onde se instalaria um governo democrático e republicano.
Está correto o que se afirma APENAS em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C – II e III.
Tema central da questão:
Esta questão aborda a “República de Cunani”, um episódio singular da história do Amapá, envolvendo disputas territoriais entre Brasil e França e tentativas de criação de um estado autônomo na região do atual Amapá, no final do século XIX. Conhecimentos sobre história regional, disputas internacionais e personagens estrangeiros atuantes na Amazônia são essenciais para resolver a questão.
Resumo teórico:
A chamada República de Cunani foi proclamada em 1886 por franceses e alguns brasileiros, liderados por Jules Gros, na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Não foi reconhecida oficialmente por nenhum país e representou uma tentativa de consolidar interesses privados na região. O governo francês desautorizou o projeto, que foi retomado, em 1894, por Adolphe Brezet, também sem sucesso. O episódio reflete as disputas de fronteira da época e é fundamental para compreender a formação territorial do Amapá (Fonte: IBGE – Enciclopédia dos Municípios Brasileiros; FUNAI, “História do Amapá”).
Justificativa da alternativa correta (C – II e III):
II. Correta. Indica que se tratou de uma iniciativa do comerciante francês Jules Gros para criar um “estado livre”, realmente ocorrida entre 1886 e 1887.
III. Correta. Mostra que o projeto foi controverso, não oficial, extinto pelo governo francês e, posteriormente, tentado novamente por Adolphe Brezet, com apoio de brasileiros.
Análise das alternativas incorretas:
I. Incorreta. A República de Cunani não foi uma denominação colonial do Amapá e não está relacionada à abundância de peixes, mas sim à disputa de fronteiras.
IV. Incorreta. Não foi um projeto oficial do governo francês, nem houve tentativa de transferir a capital da Guiana Francesa para a região do Amapá.
Estratégias de interpretação:
Atente-se a termos como “primeira denominação colonial” e “projeto expansionista oficial”, que são exageros e não condizem com os fatos históricos. Desconfie de afirmações amplas e busque detalhes concretos na história.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO C
A República do Cunani(O termo cunani vem do tupi: era como os índios chamavam o tucunaré, um peixe da região amazônica) foi uma efêmera república surgida no atual Amapá, fronteiriço ao território francês da Guiana. Por duas vezes houve a tentativa de estabelecer uma república independente na região - uma por Jules Gros, em 1885, e a outra por Adolph Brezet em 1902.
Na primeira tentativa foi extinta pelo governo frances e na segunda pelo governo brasileiro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Cunani
Em 1885 os franceses habitantes da região do Contestado, sob a orientação de Jules Grós, fundaram a República do Cunani, abrangendo imensa área do território brasileiro ao sul do Oiapoque. Chegaram a aprovar escudo,bandeira e designar autoridades diplomáticas. Mais uma vez não vingou esta pretensão. Mas poderíamos perguntar: por que este povoado tão pequeno e isolado despertou a cobiça de aventureiros como Jules grós e Adolphe Brezet, chegando eles a transformar essa região por duas vezes, em república independente? A resposta pode ser compreendida sabendo- que a República do Cunani não constituiu um fato isolado. A própria cobiça francesa por toda região do Contestado se verificou ali culminando com vários conflitos armados ocorridos entre brasileiros e franceses. A saga de Jules Grós e seus aventureiros provocaram, assim, o aparecimento da República em 1885, que foi logo abafada pelo próprio governo francês, por caiusa da situação ridícula que causou à França e pela reação das autoridades nacionais. Mesmo assim, houve uma segunda tentativa, provocada por outro francês de nome Adolph Brezet, em 1902, mas foi sufocada, desta vez, pelo governo brasileiro.
Fonte:Apostila 1- geografia do Amapá- Prof. Andlé- você passou!!!
A República do Cunani foi uma efêmera república surgida no atual Amapá, fronteiriço ao território francês da Guiana. Por duas vezes houve a tentativa de estabelecer uma república independente na região - uma por Jules Gros, em 1885, e a outra por Adolph Brezet em 1902.Wikipédia
Fundação: 1886
Capital: Amapá
País: Império do Brasil
Juntando os textos dos colegas:
A República do Cunani (o termo cunani vem do tupi: era como os índios chamavam o tucunaré, um peixe da região amazônica) foi uma efêmera república surgida no atual Amapá, fronteiriço ao território francês da Guiana. Por duas vezes houve a tentativa de estabelecer uma república independente na região - uma por Jules Gros, em 1885, e a outra por Adolph Brezet em 1902.
Em 1885 os franceses habitantes da região do Contestado, sob a orientação de Jules Grós, fundaram a República do Cunani, abrangendo imensa área do território brasileiro ao sul do Oiapoque. Chegaram a aprovar escudo,bandeira e designar autoridades diplomáticas. Mais uma vez não vingou esta pretensão. Mas poderíamos perguntar: por que este povoado tão pequeno e isolado despertou a cobiça de aventureiros como Jules grós e Adolphe Brezet, chegando eles a transformar essa região por duas vezes, em república independente? A resposta pode ser compreendida sabendo- que a República do Cunani não constituiu um fato isolado. A própria cobiça francesa por toda região do Contestado se verificou ali culminando com vários conflitos armados ocorridos entre brasileiros e franceses. A saga de Jules Grós e seus aventureiros provocaram, assim, o aparecimento da República em 1885, que foi logo abafada pelo próprio governo francês, por caiusa da situação ridícula que causou à França e pela reação das autoridades nacionais. Mesmo assim, houve uma segunda tentativa, provocada por outro francês de nome Adolph Brezet, em 1902, mas foi sufocada, desta vez, pelo governo brasileiro. Na primeira tentativa foi extinta pelo governo frances e na segunda pelo governo brasileiro.
suposto “estado livre” por iniciativa do comerciante francês Jules Gros ???
Entre e , houve outra tentativa de separação, desta vez promovida pelo francês naturalizado brasileiro , que criou o Estado Livre de Cunani.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mas uma questâo com assertiva vinda dos autos da FCC.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo