A construção do conhecimento em sociedades contemporâneas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3839663 Pedagogia

A construção do conhecimento em sociedades contemporâneas exige novas formas de pensar e agir. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:



I – As sociedades abertas são caracterizadas pela imprevisibilidade, o que exige enfrentar o acaso, a volatilidade e a instabilidade.


II – A construção do conhecimento deve basear-se exclusivamente em programas sustentados em certezas, garantindo percursos educacionais fixos e estáveis.



Assinale a alternativa correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: O critério decisivo foi a oposição entre a imprevisibilidade das sociedades abertas, afirmada em I, e a defesa de conhecimento baseado exclusivamente em certezas e percursos fixos, trazida em II. Isso torna I verdadeira e II falsa.

Tema central: Sociedades abertas e conhecimento
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque inverte os valores lógicos das assertivas. A I não é falsa, e a II não é verdadeira.
B
Errada
Está errada porque a II não é verdadeira e também não complementa a I; ao contrário, contraria o cenário de imprevisibilidade apresentado no enunciado.
C
Certa
A alternativa C está correta porque a assertiva I está de acordo com a caracterização das sociedades abertas como marcadas por imprevisibilidade, acaso, volatilidade e instabilidade. Já a assertiva II é incompatível com esse contexto, pois defende que a construção do conhecimento deve basear-se exclusivamente em certezas e em percursos educacionais fixos e estáveis.
D
Errada
Está errada porque depende de considerar a I falsa, o que não se sustenta diante da descrição de sociedades abertas.
E
Errada
Está errada porque pressupõe que a II seja verdadeira, mas ela é incompatível com o contexto de abertura, instabilidade e imprevisto.
Pegadinha da questão
A armadilha estava em ignorar o termo “exclusivamente” na II e tomar a rigidez de certezas e percursos fixos como compatível com o contexto de imprevisibilidade descrito na I.
Dica para questões semelhantes
  • Quando o enunciado descreve um contexto instável e imprevisível, verifique se a outra assertiva não impõe rigidez incompatível com esse quadro.
  • Em itens conceituais, advérbios como “exclusivamente” podem tornar a proposição incorreta por excesso de rigidez.
  • Se uma segunda assertiva contraria a primeira, ela não a complementa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo