NÃO é fator de risco para neoplasia urotelial:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A questão exige identificar a alternativa que não integra os fatores etiológicos clássicos da neoplasia urotelial: exposição ocupacional a carcinógenos urinários, radioterapia pélvica, ciclofosfamida e irritação crônica do trato urinário inferior são reconhecidas como fatores de risco; contraceptivos orais não fazem parte dessa lista, por isso a alternativa E é a exceção.
- Em enunciados negativos, primeiro identifique os fatores clássicos de câncer vesical: exposição ocupacional, radioterapia pélvica, ciclofosfamida e inflamação crônica.
- Se aparecer fator hormonal sem associação etiológica clássica com o urotélio, desconfie dele como exceção.
- Quando a alternativa trouxer irritação crônica vesical, lembre que ela se liga mais fortemente a carcinoma escamoso de bexiga, mas ainda pode representar risco neoplásico vesical.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo