Com base nas relações sintáticas e semânticas inerentes ao t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q709214 Português
Concurso marca 400 anos da morte de Shakespeare
Vídeos que melhor mostrarem a atualidade da obra do dramaturgo inglês serão premiados com viagem ao Reino Unido e vale-presente

REDAÇÃO 5 de maio de 2016

Passados 400 anos da sua morte, por que William Shakespeare continua atual? É essa a pergunta que embala o concurso cultural Shakespeare Hoje, promovido pelo British Council e parte da programação “Shakespeare Lives”, que vem celebrando por meio de uma série de eventos, que se estenderão ao longo do ano, os quatro séculos da morte do dramaturgo inglês.
Destinado a professores e alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, o concurso pede para que os participantes produzam um vídeo que mostre a importância e atualidade da obra shakespeariana.
As produções devem ter, no máximo, quatro minutos e podem ser feitas em grupos de até cinco alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental II ou Médio e com a coordenação de um professor.
O material deve abordar textos e personagens de Shakespeare e pode conter excertos de peças, adaptações ou conteúdos autorais que sejam inspirados pela obra do autor.
Os melhores vídeos serão premiados com uma viagem para o Reino Unido e vales-presentes no valor de 1 mil reais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro.

(Disponível www.cartaeducacao.com.br/agenda/concurso-marca-400-anos-da-morte-de-shakespeare, em 06/05/2016)  
Com base nas relações sintáticas e semânticas inerentes ao texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Questão sobre Sintaxe e interpretação de texto:

No contexto da questão, precisamos analisar as alternativas à luz das regras gramaticais e da interpretação correta do texto fornecido.

Alternativa D (Correta): A afirmação diz que, se o trecho de Shakespeare fosse substituído pelo adjetivo shakespearianos, isso representaria um erro de concordância nominal. Essa afirmação está correta porque, ao trocar a expressão de Shakespeare por shakespearianos, o núcleo do sujeito (material) deveria concordar em número com o adjetivo, resultando em shakespearianos para textos e personagens. Portanto, a troca não geraria erro de concordância, o que torna a afirmativa verdadeira, mas a questão pede a alternativa INCORRETA.

Justificativas das alternativas incorretas:

Alternativa A: A afirmação está correta. No período “As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro”, a oração “e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro” tem sujeito oculto, que é “as inscrições”. O sujeito está implícito, já que aparece explicitamente na oração anterior.

Alternativa B: Também está correta. A oração “que se estenderão ao longo do ano” contém o pronome relativo que, que exerce a função de sujeito e refere-se à expressão anterior. O pronome relativo conecta a oração subordinada à oração principal, indicando a continuidade do sentido.

Alternativa C: Essa alternativa está correta. O adjunto adnominal “shakespeariana” pode ser substituído por “de Shakespeare” sem prejudicar o sentido. Essa substituição mantém a ideia original, pois ambos referem-se à obra do autor.

Alternativa E: Esta alternativa também está incorreta. O trecho “os quatro séculos da morte do dramaturgo inglês” não funciona como objeto direto do verbo “celebrando”, mas sim como complemento do verbo que indica o que está sendo celebrado, portanto, não pode ser considerado um objeto direto nesse contexto.

Portanto, a alternativa D é a única que apresenta uma justificativa que a torna incorreta, conforme a análise gramatical e semântica do texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: letra D

 

Por ser um adjetivo, “shakesperianos” precisa concordar com o substantivo (“personagens”). Locuções adjetivas (“de Shakespeare”, por exemplo) são invariáveis.

Nesse caso, o elaborador não há erro de concordância nominal pois:

---> se houver um adjetivo posposto a dois ou mais substantivos, esse concordará com o substantivo mais próximo OU fica no plural.

Para mim, todas estão corretas.

d

não há erro de concordãncia porque o adjetivo esta flexionado em concordãncia de gênero e número com o sintagma que modifica

não entendi a letra C...se eu substituir obra shackesperiana por shackspare...eu ñ tenho que acrscentar: de para ficar obra de shackspare??? pq ficaria estranho obra shackspare.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo