A fisiopatologia da asma é complexa e envolve divers...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069771 Medicina
A fisiopatologia da asma é complexa e envolve diversos mecanismos. Entre eles, o mais importante é o da inflamação das vias aéreas. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o preditor de exacerbação aguda de asma grave.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a fisiopatologia da asma, especificamente focando nos fatores que podem prever uma exacerbação aguda de asma grave. Para resolver esta questão, é necessário entender os fatores de risco para exacerbações da asma, que incluem a frequência de uso de medicação e hospitalizações prévias.

A alternativa correta é a E - uso de mais de dois frascos de beta‐2 agonista no último mês.

Vamos entender por que esta é a resposta correta:

  • Uso excessivo de beta-2 agonistas é um indicador importante de controle inadequado da asma. Quando um paciente utiliza mais de dois frascos de beta-2 agonistas de curto prazo em um mês, isso sugere que ele está dependendo excessivamente da medicação de alívio, o que é um forte preditor de uma exacerbação grave iminente.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - Piora clínica arrastada: Isso pode indicar um controle inadequado, mas não é um preditor específico de exacerbação aguda.
  • B - Um episódio de internação hospitalar no último ano: Embora seja um fator de risco, a questão pede um preditor mais imediato e específico para exacerbação aguda.
  • C - De uma a duas visitas ao pronto‐socorro no último ano: Similar à alternativa B, este fator indica histórico de exacerbação, mas não é um preditor tão imediato quanto o uso frequente de beta-2 agonistas.
  • D - História de exacerbação sem gravidade: Este histórico não indica gravidade atual ou iminente.

Em resumo, o uso frequente e elevado de beta-2 agonistas destaca a falta de controle da asma e aumenta o risco de uma exacerbação grave. Aqueles que dependem muito deste medicamento para alívio imediato estão em maior risco de um evento agudo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E, o uso de mais de dois frascos de beta-2 agonista no último mês. Isso porque o beta-2 agonista é um medicamento usado para aliviar os sintomas da asma, relaxando os músculos das vias aéreas e permitindo a passagem de ar. O uso excessivo desse medicamento indica que o paciente pode estar tendo uma exacerbação aguda da asma, e deve ser avaliado por um profissional de saúde. As outras alternativas podem indicar um aumento do risco de exacerbação aguda, mas não são tão precisas quanto o uso excessivo de beta-2 agonista.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo