A respeito de elementos de interconexão de redes de computad...
A respeito de elementos de interconexão de redes de computadores, bem como de noções dos modelos de referência OSI (open system interconnection reference model), julgue o próximo item.
Na estratégia de poison reverse, utilizada em roteadores, em vez de inundar a tabela por meio de cada interface, cada nó envia apenas parte de sua tabela por intermédio de cada interface.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmação está incorreta.
Poison reverse é uma técnica utilizada em protocolos de roteamento dinâmico para evitar a formação de loops em uma rede. Quando um roteador descobre que uma rota deixou de ser válida (por exemplo, devido a uma falha de link), ele não apenas remove essa rota de sua tabela de roteamento, mas também inunda a rede com uma atualização de roteamento que anuncia essa rota como inacessível. Essa atualização é enviada por todas as interfaces do roteador, incluindo aquela pela qual a rota deixou de ser válida.
Poison reverse é utilizado em protocolos de roteamento, como RIP, para evitar loops de roteamento. Quando um roteador aprende que uma rota não está mais disponível, ele informa a seus vizinhos que a rota é "infinita", evitando que eles a utilizem.
Erro: Cada nó envia apenas parte de sua tabela por intermédio de cada interface"
Na verdade, a estratégia de poison reverse funciona da seguinte maneira:
Quando um roteador descobre que um determinado destino é inatingível através de um de seus vizinhos, ele anuncia uma métrica infinita (ou um valor muito alto), indicando que o caminho não é viável para esse destino, especificamente para aquele vizinho, para prevenir roteamento em loop. Assim, em vez de enviar uma parte da tabela, ele envia uma métrica infinita (indicando falha) para determinados destinos.
Correção:
"Na estratégia de poison reverse, utilizada em roteadores, quando um nó descobre que um determinado destino é inatingível através de um de seus vizinhos, ele anuncia uma métrica infinita para esse destino, para aquele vizinho, prevenindo roteamento em loop."
Gabarito: ERRADO
Correção:
- Na estratégia de SPLIT HORIZON, utilizada em roteadores, em vez de inundar a tabela por meio de cada interface, cada nó envia apenas parte de sua tabela por intermédio de cada interface.
O split horizon evita loops de roteamento em protocolos de roteamento de vetor de distância, proibindo um roteador de anunciar uma rota de volta para a interface da qual foi aprendida.
A questão apresenta um erro conceitual sobre a estratégia Poison Reverse.
A técnica Poison Reverse não tem relação com enviar apenas parte da tabela de roteamento por interface. Em vez disso, ela consiste em marcar uma rota como infinita ao reenviá-la para o roteador de onde foi aprendida, para evitar loops de roteamento.
A frase correta deveria afirmar que "na estratégia de Poison Reverse, um nó anuncia a rota de volta para o vizinho de onde aprendeu essa rota, mas com uma métrica infinita, evitando que esse vizinho utilize o caminho para essa rede erroneamente". Como a questão contém uma afirmação incorreta, o item deve ser considerado errado.
Fonte: IA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo