No trecho "a linguagem tende a se esvaziar, tornando as int...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3908008 Português
A conexão primordial


A comunicação fundamenta as relações humanas, transmite sentimentos, experiências e conhecimentos, permitindo ao indivíduo compreender a si mesmo e ao mundo. Desde a Grécia Antiga, o diálogo ocupa lugar central na construção das ideias, como demonstram os métodos filosóficos baseados na palavra, na escuta e na reflexão coletiva.

Na educação, o pensamento de Paulo Freire reafirma o diálogo como prática transformadora, capaz de construir sentidos e promover consciência crítica. No entanto, em uma sociedade marcada pela superexposição e pela comunicação mediada por tecnologias, a linguagem tende a se esvaziar, tornando as interações mais rápidas, superficiais e individualizadas.

O diálogo exige presença, referências físicas e envolvimento emocional, pois olhar, escutar e sentir são dimensões essenciais da experiência humana. Valorizar a conversa, as vivências compartilhadas e as relações comunitárias significa reconhecer o diálogo como ato ético, estético e transformador, capaz de fortalecer vínculos, promover a fraternidade e projetar um futuro mais humano e solidário.

Texto Adaptado


GEDEON, Leo. A conexão primordial. A Folha Torres, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://afolhatorres.com.br/colunas/a-conexao-primordial/ . Acesso em: 18 jan. 2026. 
No trecho "a linguagem tende a se esvaziar, tornando as interações mais rápidas, superficiais e individualizadas", a escolha lexical do termo "esvaziar", aplicada à linguagem, estabelece um efeito semântico específico no texto. Considerando as noções de significação, sentido contextual e valor metafórico no discurso, assinale a alternativa que interpreta CORRETAMENTE esse emprego.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa prova do Instituto Access para Contagem parece ter vindo com o gabarito erra aqui pro Qconcursos.

Letra C

Custo seria um substantivo

C) custo simbólico

  • custo → substantivo
  • simbólico → adjetivo

Que gabaritos são esses, gente?!

Gabarito todo errado, fazendo com que o percentual de erro aumente!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo