A “coordenação do cuidado” é um atributo essencial da Atenç...
Nesse sentido, é correto afirmar que coordenar e zelar pela saúde de uma pessoa requer dos profissionais da Atenção Primária à Saúde prover cuidado
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda a coordenação do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS), atributo essencial para garantir a continuidade, integralidade e resolutividade do atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Justificando a alternativa correta (D): A coordenação do cuidado na APS exige atuação interprofissional integrada tanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) quanto com outros pontos da rede de saúde. Segundo as Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS, “com abordagem multidisciplinar, integral e multidimensional, a APS acompanha as necessidades e particularidades de cada grupo populacional”. Isso significa que o cuidado precisa envolver médicos, enfermeiros, agentes comunitários, assistentes sociais e outros, promovendo comunicação eficaz e integração entre serviços. Além disso, conforme o Caderno de Atenção Básica: “a APS representa a coordenação da assistência dentro do próprio sistema”, ligando níveis primário, secundário e terciário.
Estudos recentes reforçam que uma APS interprofissional e integrada tem maior eficácia na gestão de condições crônicas e na satisfação do usuário, especialmente por sua capacidade de articular referencia e contrarreferencia (Rev. Latino-Am. Enfermagem; Saúde em Debate).
Análise das alternativas incorretas:
A) “Centrado no médico e na atenção hospitalar”: incorreta, pois vai contra o princípio da APS, que é centralizada nas necessidades do paciente, na família e na comunidade, e não apenas no médico ou nos serviços hospitalares. A APS atua de forma territorializada, próxima do usuário.
B) “Igualitário às pessoas, às famílias e à comunidade adscrita à UBS”: cuidado igualitário, sem considerar as diferenças e especificidades individuais e coletivas, não atende ao conceito de integralidade recomendado pelas diretrizes da APS.
C) “Multiprofissional… envolvendo apenas médicos e agentes comunitários”: incorreta por restringir o cuidado apenas a dois profissionais, enquanto as diretrizes preconizam uma equipe ampliada (enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, etc.) para garantir a integralidade e a coordenação do cuidado.
Dicas de prova: Atenção a termos como “interprofissional” (envolve colaboração efetiva entre diferentes profissões) e “integrado” (articulação entre UBS e outros pontos da rede). Evite respostas que individualizam ou simplificam excessivamente o processo de cuidado na APS.
Resumo: O cuidado coordenado na APS é sempre interprofissional e integrado à rede de saúde, conforme as normas nacionais e evidências científicas atuais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo