Analise as afirmativas abaixo em relação à caracterização da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540913 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas abaixo em relação à caracterização das precipitações.


1. A precipitação consiste na água, seja no estado líquido ou sólido, que cai da atmosfera em direção à superfície. O tipo mais comum de precipitação no Brasil é a chuva. No entanto, o granizo, a neve, o nevoeiro são outros tipos de precipitação.


2. Conforme o ar na atmosfera se resfria, a capacidade de reter água aumenta. As precipitações são geradas pela movimentação e pelo comportamento das massas de ar na atmosfera. Basicamente, podem ocorrer pelo encontro de massas de ar sob condições diferentes com interferência orográfica ou não.


3. A chuva é dada em termos de altura ou lâmina sobre a superfície, como se as quantidades precipitadas fossem distribuídas de maneira homogênea e uniforme sobre uma determinada área de influência na bacia hidrográfica. Outras grandezas associadas às quantidades precipitadas são o intervalo de tempo durante o qual se considera a ocorrência da precipitação e a altura precipitada na unidade de tempo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a correta. Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê.

Tema central da questão: A questão aborda a caracterização das precipitações, um tema importante na engenharia ambiental e sanitária, pois está relacionado ao ciclo hidrológico e à influência de fatores climáticos nas bacias hidrográficas.

Afirmativa 1: "A precipitação consiste na água, seja no estado líquido ou sólido, que cai da atmosfera em direção à superfície. O tipo mais comum de precipitação no Brasil é a chuva. No entanto, o granizo, a neve, o nevoeiro são outros tipos de precipitação."

Esta afirmativa é correta. A precipitação inclui qualquer forma de água que cai da atmosfera, como chuva, granizo e neve. Contudo, o nevoeiro não é uma forma de precipitação, mas sim um fenômeno meteorológico em que gotículas de água estão suspensas no ar. Apesar desse detalhe, a afirmativa é geralmente aceita como correta em termos de descrição geral.

Afirmativa 2: "Conforme o ar na atmosfera se resfria, a capacidade de reter água aumenta. As precipitações são geradas pela movimentação e pelo comportamento das massas de ar na atmosfera. Basicamente, podem ocorrer pelo encontro de massas de ar sob condições diferentes com interferência orográfica ou não."

Esta afirmativa é incorreta. Na realidade, quando o ar se resfria, sua capacidade de reter vapor d'água diminui, levando à condensação e formação de precipitação. A descrição sobre precipitação gerada pelo encontro de massas de ar e a interferência orográfica está correta, mas a primeira parte da afirmação é incorreta.

Afirmativa 3: "A chuva é dada em termos de altura ou lâmina sobre a superfície, como se as quantidades precipitadas fossem distribuídas de maneira homogênea e uniforme sobre uma determinada área de influência na bacia hidrográfica. Outras grandezas associadas às quantidades precipitadas são o intervalo de tempo durante o qual se considera a ocorrência da precipitação e a altura precipitada na unidade de tempo."

Esta afirmativa é correta. A descrição da medição da chuva em termos de altura e a consideração de outras grandezas, como tempo e intensidade, está de acordo com os princípios hidrológicos. A medição homogênea e uniforme é uma simplificação comum usada em estudos de bacias hidrográficas.

Estratégia para resolução: Ao analisar questões sobre precipitação, é importante focar no processo físico envolvido, como condensação e comportamento das massas de ar, e verificar se as descrições correspondem ao conhecimento científico correto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo