A radiografia panorâmica é, sem dúvida, um dos exames radio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4202802 Odontologia
 A radiografia panorâmica é, sem dúvida, um dos exames radiográficos mais utilizados na avaliação dos terceiros molares. Entretanto, uma limitação desse exame, seja na modalidade digital ou convencional, é a impossibilidade de demonstrar a relação tridimensional entre os ápices dos terceiros molares e o canal mandibular. Essa avaliação é importante na prevenção e diminuição da incidência de alterações neurológicas relacionadas ao Nervo Alveolar Inferior (NAI). Com base no trabalho clássico de Rood e Shehab (1990), analise as assertivas abaixo sobre as características observadas na radiografia panorâmica relacionadas ao risco de lesão do NAI, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Escurecimento da raiz do terceiro molar: indica contato íntimo da raiz com o canal mandibular, o que resulta em sua menor densidade radiográfica.
( ) Interrupção da cortical do canal mandibular: a linha radiopaca fica descontínua devido à inserção da raiz no canal.
( ) Divergência do canal mandibular: ocorre mudança na sua direção quando em contato com a raiz.
( ) Desvio ou estreitamento da raiz do terceiro molar: observa-se dilaceração leve da raiz, superposição em relação ao NAI e ausência de alteração em seu diâmetro quando em contato com o canal mandibular.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas