Sobre a estrutura dos períodos: "Modesto, pouco prático, por...
Sobre a estrutura dos períodos: "Modesto, pouco prático, por que tantas pessoas amam o livro, então? Justamente por isso: porque é um objeto modesto, pouco prático", analise as assertivas com o código V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(__)Ambos os períodos estão escritos com coerência e coesão textual.
(__)A grafia de "por que" separado, no primeiro período, está correta e justificada por se tratar da posição que está escrito em frase interrogativa.
(__)A grafia do "porque" no segundo período identifica um elemento coesivo conjuntivo e coordenativo explicativo.
(__)O verbo: "amam" enuncia ideia presente do modo indicativo na terceira do plural.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B) V, V, V, V.
Tema central: Esta questão aborda coerência e coesão textual, o uso correto dos “porquês”, a análise de conjunção explicativa e conhecimentos de conjugação verbal na norma-padrão.
Análise das assertivas:
1. Ambos os períodos estão escritos com coerência e coesão textual. (V)
A coesão é evidente com a retomada e explicação do motivo apresentado, e a coerência está preservada, pois as ideias se encadeiam de maneira lógica. Conforme Cunha & Cintra, “A coerência é a relação lógica entre as frases; já a coesão permite conectar e concatenar termos.”
2. A grafia de “por que” separado, no primeiro período, está correta e justificada por ser uma frase interrogativa. (V)
Na interrogativa “Por que tantas pessoas amam o livro, então?”, deve-se empregar “por que” (separado), pois significa “por qual motivo”. Segundo Evanildo Bechara, é a forma adequada para perguntas diretas.
3. A grafia do “porque” no segundo período identifica elemento coesivo coordenativo explicativo. (V)
O “porque” (junto) explica a razão dada antes (“Justamente por isso”), funcionando como conjunção coordenativa explicativa. Pode ser substituído por “pois”.
4. O verbo “amam” enuncia ideia presente do indicativo, terceira pessoa do plural. (V)
“Amam” é a forma regular do presente do indicativo para “eles/elas”. Exemplo: “Eles amam literatura.” Está perfeitamente conjugado, de acordo com a norma padrão (Gramática de Bechara).
Análise das alternativas incorretas:
Todas as demais alternativas apresentam ao menos uma assertiva falsa. Ao fugir da norma-padrão ao empregar os “porquês”, confundir relações de coesão/coerência ou errar a conjugação verbal, tornam-se incorretas. Essas são “pegadinhas” frequentes, que exigem atenção ao contexto (pergunta/resposta), à função sintática e à concordância verbal.
Dica de ouro: Sempre analise:
- Se o “por que” tem valor interrogativo;
- Se “porque” explica ou causa;
- Se o verbo concorda com o sujeito;
- A ligação lógica (coesão e coerência) dos períodos.
Ao dominar essas análises, você evitará as principais armadilhas de provas. Siga reforçando a leitura atenta e a consulta às gramáticas tradicionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab B saber o uso dos porquês matava
A alternativa correta é a B: V, V, V, V.
- (V) Ambos os períodos estão escritos com coerência e coesão textual. A repetição da frase "Modesto, pouco prático" e o uso do conectivo "justamente por isso: porque" criam uma relação de causa e consequência clara entre as duas orações, garantindo a coesão e a coerência.
- (V) A grafia de "por que" separado, no primeiro período, está correta e justificada por se tratar da posição que está escrito em frase interrogativa. A expressão "por que" separada e com acento circunflexo é utilizada em perguntas, sejam elas diretas ou indiretas, como no caso da frase apresentada.
- (V) A grafia do "porque" no segundo período identifica um elemento coesivo conjuntivo e coordenativo explicativo. O "porque" junto e sem acento é utilizado para introduzir uma explicação ou causa, funcionando como uma conjunção coordenativa explicativa.
- (V) O verbo: "amam" enuncia ideia presente do modo indicativo na terceira do plural. O verbo "amar" está conjugado na terceira pessoa do plural ("eles/elas amam") e no presente do indicativo, expressando uma ação que ocorre no momento da fala.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo