A diabete do tipo 2 é uma doença crônica, mais comum em adul...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - insulina: aumento na secreção desse hormônio provoca o armazenamento de glicose nos músculos.
1. Tema central da questão
Esta questão aborda o controle hormonal da glicemia, fundamental para compreender a identidade e o funcionamento dos seres vivos, especialmente humanos. Saber como insulina e glucagon regulam os níveis de glicose é essencial em biologia e saúde pública, pois está relacionado a doenças comuns como o diabetes tipo 2, tema frequentemente cobrado em concursos.
2. Resumo teórico
A insulina, produzida pelas células beta do pâncreas, é liberada quando a glicose sanguínea está alta, estimulando a entrada de glicose nas células, principalmente nos músculos e fígado, onde é armazenada sob a forma de glicogênio. Já o glucagon, produzido pelas células alfa, é liberado quando a glicemia está baixa, promovendo a quebra do glicogênio e liberando glicose no sangue. (Fonte: Guyton & Hall, Tratado de Fisiologia Médica)
3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa D está correta porque o aumento da insulina de fato favorece o armazenamento de glicose nos músculos como glicogênio. Esta é uma resposta fisiológica clássica ao aumento da glicemia.
4. Análise das alternativas incorretas
- A – Glucagon: Este hormônio não provoca armazenamento, mas sim a liberação de glicose pelo fígado. Portanto, está incorreta.
- B – Glucagon: O aumento de glucagon eleva a glicose no sangue, não diminui. Portanto, está errada.
- C – A diminuição do glucagon não provoca a quebra do glicogênio; isso ocorre quando há aumento do glucagon.
- E – Diminuição da insulina reduz a absorção de glicose pelos músculos, não aumenta. Portanto, está errada.
5. Estratégias de interpretação
Procure palavras-chave como “aumento/diminuição”, “armazenamento/absorção/quebra”. Analise logicamente as funções hormonais, evitando confundir os papéis da insulina e do glucagon, pois isso é uma pegadinha comum.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembre:
Insulina-Glicose dentro da célula
Glucagon-Glicose fora da célula(no sangue)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo