A Administração Tributária (Art. 142 e 194, CTN) possui o ...
I.A arrecadação é o ato de recebimento dos valores devidos pelos contribuintes, geralmente por meio da rede bancária autorizada, sendo o estágio da receita que segue o lançamento.
II.A fiscalização é a atividade de verificação do cumprimento das obrigações (principal e acessória), exercida por autoridade competente (Auditor Fiscal), que pode examinar livros, documentos e mercadorias.
III.O sigilo fiscal (Art. 198, CTN) é absoluto, não podendo a Fazenda Pública compartilhar informações do contribuinte nem mesmo com autoridades judiciais ou administrativas no interesse da Justiça.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: CTN, arts. 194, caput e parágrafo único, 195, caput, e 198, caput e § 1º, I e II. O CTN confere poderes de fiscalização à autoridade administrativa, inclusive para examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papéis e efeitos comerciais ou fiscais, e o sigilo fiscal não é absoluto, pois admite as exceções legais expressas do art. 198, § 1º. Assim, a assertiva II está correta e a III está incorreta; a I é compatível com a noção de arrecadação como etapa posterior ao lançamento.
- Em fiscalização tributária, confira se o item menciona poder de examinar mercadorias, livros, arquivos e documentos: isso está amparado pelos arts. 194 e 195 do CTN.
- Quando a questão usar a expressão “absoluto” sobre sigilo fiscal, confronte imediatamente com o art. 198, § 1º, do CTN, porque a própria lei prevê exceções.
- Na parte de arrecadação, observe a sequência lógica aceita na base: lançamento antecede o recebimento da receita.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Código Tributário Nacional
Art. 198, § 2 O intercâmbio de informação sigilosa, no âmbito da Administração Pública, será realizado mediante processo regularmente instaurado, e a entrega será feita pessoalmente à autoridade solicitante, mediante recibo, que formalize a transferência e assegure a preservação do sigilo.
§ 3 Não é vedada a divulgação de informações relativas a:
I – representações fiscais para fins penais;
II – inscrições na Dívida Ativa da Fazenda Pública;
III - parcelamento ou moratória; e
IV - incentivo, renúncia, benefício ou imunidade de natureza tributária cujo beneficiário seja pessoa jurídica.
Gabarito = D
ATENÇÃO: Arrecadação x Recolhimento
Estágio da receita: Arrecadação
O terceiro estágio da receita orçamentária é o estágio da arrecadação. Nele, os contribuintes irão entregar aos bancos autorizados ou aos agentes arrecadadores os valores devidos ao tesouro. A arrecadação acontece quando nós, contribuintes, pagamos um boleto referente a uma DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em um banco autorizado.
Estágio da receita: Recolhimento
Finalmente, o último estágio da receita refere-se ao recolhimento. Esse estágio nada mais é que o recolhimento das receitas arrecadadas no estágio anterior (arrecadação) à conta específica do Tesouro, observando o princípio da unidade de Caixa.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/estagios-da-receita/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo