Considerando o estado atual de conhecimentos relacionados à prevenção e ao tratamento da infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
A O diagnóstico definitivo da infecção pelo HPV é feito por meio de identificação da presença do DNA viral, através de testes de hibridização molecular. Esses testes têm utilidade na prática clínica das ações de saúde pública, porque são necessários para rastrear lesões subclínicas.
B O objetivo principal do tratamento da infecção pelo HPV é remover as lesões condilomatosas. No entanto, por se tratar de uma infecção viral, a maioria dos pacientes não ficam curados.
C As mulheres tratadas por lesões cervicais devem ser seguidas de rotina, após tratamento com a realização da citologia oncológica, a cada três meses, durante dois anos.
D A vacina quadrivalente para prevenção do HPV, instituída no Brasil em 2014, foi produzida para conferir proteção contra a infecção apenas por vírus de alto risco oncogênico. São eles: 6, 11, 16 e 18.
E A população-alvo da vacina quadrivalente contra o HPV, utilizada no Brasil, em 2014, foi meninas de 11 a 13 anos. No entanto, a faixa etária que melhor se beneficia pelos resultados da vacina é o grupo com faixa etária de 9 a 13 anos.