O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CFBio Prova: Quadrix - 2018 - CFBio - Agente Administrativo |
Q933853 Ética na Administração Pública
A ética do século 21 é a bioética, afirma filósofo espanhol

Diego Gracia é um dos autores que exploram essa nova área do conhecimento.

Felipe Cherubin*, Colaboração para o Estado
18/2/2017 | 16 h

    Em 1962, James Watson, Francis Crick e os estudos independentes de Maurice Wilkins, com base no trabalho de Rosalind Franklin, culminaram na descoberta da estrutura em dupla hélice do DNA, o que rendeu aos três pesquisadores o prêmio Nobel de medicina.
    A partir daí, os avanços cresceram vertiginosamente. O Projeto Genoma, iniciado em 1990, conseguiu sequenciar o código genético humano em 2003. O termo genoma corresponde ao conjunto de genes que constituem o DNA, espécie de "código da vida" que armazena, no interior das células, todas as informações herdadas que orientam o desenvolvimento dos organismos.
    Atualmente, todos nós podemos, a qualquer momento, mapear nosso próprio código genético e até compará-lo com o de outras pessoas. Portanto, o que parecia inimaginável tornou-se realidade, caso da empresa de biotecnologia e genômica 23andMe, que, em 2007, recebeu investimentos da Google e hoje é uma das maiores do segmento, oferecendo, a preços acessíveis (U$ 99), o mapeamento genético de seus clientes e gerando laudos que incluem doenças a que estão predispostos.
    Assim, diante do impacto estrondoso da revolução genômica, a chamada bioética, campo da ética especializada em questões relacionadas ao valor da vida, como aborto, eutanásia, controle de natalidade, sistemas prisionais etc., vem assumindo uma importância cada vez mais urgente, pois o genoma humano transformou-se em um livro aberto e inteligível, que, como todo livro, pode ser reescrito, glosado e deletado, trazendo consigo espinhosos dilemas morais.

Internet: <https://alias.estadao.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca de ética e moral.


A manipulação genética não precisa seguir preceitos éticos, desde que traga benefícios para o indivíduo que a utiliza.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!