Com relação a políticas e programas sociais brasileiros diri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327275 Serviço Social
Com relação a políticas e programas sociais brasileiros dirigidos a segmentos, julgue os itens seguintes.



Dada a necessidade de implantação de medidas voltadas à redução dos riscos de transmissão do HIV no sistema prisional brasileiro, foi recomendada, por organismos internacionais, a realização de testagem obrigatória em todos os reclusos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema central da questão é a testagem obrigatória para HIV no sistema prisional brasileiro e a recomendação por organismos internacionais. Este assunto é relevante pois trata da saúde pública, direitos humanos e políticas de saúde voltadas para populações vulnerabilizadas, como os reclusos.

Resumo Teórico:

No contexto do sistema prisional, a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal e o Estado tem a responsabilidade de prover assistência médica. Contudo, questões como a testagem obrigatória para HIV são controversas, pois tocam em aspectos éticos e legais, como a autonomia do indivíduo e o princípio da confidencialidade.

Organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), recomendam políticas baseadas em consentimento informado e voluntariedade, ao invés de obrigatoriedade.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é E - Errado. A justificativa é que a testagem obrigatória para HIV sem o consentimento dos reclusos não é recomendada por organismos internacionais. Essas instituições defendem que as políticas de testagem devem respeitar os direitos humanos e o consentimento informado, garantindo que os reclusos sejam informados e possam escolher participar dos testes.

Análise da Alternativa Incorreta:

A alternativa "C - Certo" seria aplicada incorretamente porque contradiz os princípios defendidos por organismos internacionais, que são fundamentais na formulação de políticas públicas de saúde para populações em privação de liberdade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão está correta, é um direito garantido pela Legislãção Internacional no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humano das Nações Unidas e pelo artigo 12 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Portanto, os Estados tem o compromisso de adotar leis, políticas e programas com normas internacionais de direitos humanos e assegurar que as pessoas privadas de liberdade recebam uma atenção a saúde condizente aos demais integrantes da comunidade.

Acho que a colega se equivocou no comentário. A questão esta muito errada. A realização de testagem obrigatória para o diagnóstico de HIV em presos não pode ser adotada como medida voltada à redução dos riscos de transmissão do vírus. Para tanto, penso eu, que outras medidas como orientação sejam até mais eficazes do que o simples diagnóstico. O melhor seriam entao trabalhar com a prevenção.

O direito do Estado em garantir atendimento adequado em saúde a população carcerária brasileira é legítimo, porém isso não é a mesma coisa que dar ao estado o direito de testagem obrigatória. O indivíduo não pode ser obrigado a se submeter a nenhum teste ou exame.O indivíduo tem inclusive o direito de recusar qualquer tratamento, conforme está descrito nos direitos do usuário. 

testagem obrigatória fere os direitos constitucionais e humanos. Simples!

Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de Lei.

testagem obrigatória fere os direitos constitucionais e humanos.

Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de Lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo