Em uma impressora de jato de tinta cujo funcionamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3972463 Física
Texto 6A2-II

    Impressoras de jato de tinta formam as letras ao esguichar minúsculas gotas de tinta eletricamente carregadas sobre o papel. Uma forma de direcionar corretamente essas gotículas é a utilização de placas defletoras eletricamente carregadas, entre as quais é formado um campo elétrico . A gotícula é direcionada de acordo com a intensidade e a orientação do campo elétrico, da carga elétrica e da massa da gotícula. 
    Em uma impressora de jato de tinta cujo funcionamento ocorre conforme a descrição do texto 6A2-II, uma gotícula de massa m, carregada negativamente com carga q, é lançada horizontalmente com velocidade Imagem associada para resolução da questão entre as placas defletoras, espaço no qual existe um campo elétrico uniforme vertical dirigido para baixo, conforme mostra a figura a seguir.

                                                                        Imagem associada para resolução da questão

Considerando essa situação hipotética e que a massa da gotícula seja desprezível no que concerne a efeitos gravitacionais, assinale a opção que corretamente representa a trajetória da gotícula na região de campo elétrico. 
Alternativas