A respeito de medidas de ocorrência de doenças, analise as a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3913454 Saúde Pública
A respeito de medidas de ocorrência de doenças, analise as assertivas a seguir:
I. Uma possível fonte de erro em pesquisas conduzidas por entrevistas é o fato de que o respondente pode ter a doença, mas pode não ter sintomas. II. Entre as limitações de dados hospitalares estão as admissões hospitalares, que podem ser seletivas com base na gravidade da doença ou políticas de admissão. III. São possíveis fontes de estatísticas de morbidade os registros de absenteísmo em escolas e indústrias. IV. Em estudos de prevalência, pode ser difícil saber se a suposta causa precede ou segue o efeito, porque causa e efeito são medidos no mesmo ponto no tempo.

Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: O ponto decisivo era verificar, em cada assertiva, se ela correspondia a uma fonte ou limitação clássica da epidemiologia descritiva sobre morbidade e prevalência. Como todas se ajustam a esse referencial, a alternativa correta é a E.

Tema central: medidas de morbidade
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque III e IV também estão corretas.
B
Errada
Incorreta porque I e II também estão corretas.
C
Errada
Incorreta porque IV também está correta.
D
Errada
Incorreta porque I também está correta.
E
Certa
A alternativa E está correta porque as quatro assertivas estão de acordo com a epidemiologia clássica. A I aponta a limitação do autorrelato em entrevistas diante de doença assintomática ou não percebida. A II descreve a seletividade dos dados hospitalares por gravidade, acesso e políticas de admissão. A III reconhece o absenteísmo em escolas e indústrias como fonte indireta de estatísticas de morbidade. A IV mostra a limitação dos estudos de prevalência para definir a temporalidade entre causa e efeito, pois exposição e desfecho são medidos no mesmo momento.
Pegadinha da questão
A questão mistura fontes indiretas e limitações metodológicas que podem parecer falhas, mas são reconhecidas pela epidemiologia como pontos válidos: autorrelato, dados hospitalares, absenteísmo e temporalidade na prevalência.
Dica para questões semelhantes
  • Em itens sobre morbidade, diferencie fonte direta de indicador indireto antes de marcar como errada.
  • Dados hospitalares exigem atenção à seletividade de admissão e não representam automaticamente a população.
  • Em prevalência, a simultaneidade entre exposição e desfecho limita inferir precedência causal.
  • Entrevistas podem não captar doença assintomática ou não percebida pelo respondente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo