🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

As patologias neurológicas em adultos podem resultar do comp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2161417 Fonoaudiologia
As patologias neurológicas em adultos podem resultar do comprometimento do sistema nervoso central e periférico. Existem mais de 600 doenças neurológicas e grande parte delas cursa com a disfagia como um de seus sintomas. Considerando que a organização do sistema nervoso para o ato da deglutição envolve a porção cortical ascendente e descendente, o córtex medular e as vias periféricas, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase antecipatória da deglutição consiste na identificação de impulsos básicos, como a fome e a saciedade. Além disso, identifica e reconhece as características físico-químicas do alimento, com a ativação dos centros da memória e do prazer alimentar, dentre outras. O centro da fome está localizado no hipotálamo lateral e parece envolver o feixe do prosencéfalo medial (trajeto dopaminérgico). O centro de saciedade está localizado no hipotálamo ventromedial, onde parece receber as informações sensoriais provenientes dos órgãos digestivos por meio do nervo vago.
II. A introdução do bolo alimentar na cavidade oral estimula as vias aferentes sensitivas táteis e gustativas. Assim, os impulsos sensoriais serão transmitidos ao núcleo do trato solitário por intermédio dos pares cranianos V e VII. As regiões do córtex cerebral ativas durante as fases preparatória e oral propriamente ditas da deglutição são o córtex insular com conexões ao córtex motor primário e suplementar, o opérculo orbitofrontal e a porção medial e superior do giro do cíngulo anterior.
III. A resposta eferente será estimulada pelos pares cranianos III, V, VI, X, XI, XII. A fase faríngea da deglutição é iniciada pelos impulsos sensoriais transmitidos como resultado da estimulação dos receptores localizados nas estruturas da orofaringe (tonsila, palato mole, base de língua, parede posterior da faringe e porção anterior da epiglote). Em geral, a deglutição voluntária de saliva apresenta ativação da ínsula anterior e posterior, giro frontal superior, córtex sensorial primário e córtex pré-motor.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas