Sobre o uso do ecocardiograma na avaliação do ventrículo dir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1051020 Medicina

Sobre o uso do ecocardiograma na avaliação do ventrículo direito, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O tempo de aceleração pulmonar de 160 ms sugere hipertensão pulmonar.

( ) A velocidade de deslocamento do anel tricúspideo maior que 10 cm/s indica provável função sistólica normal.

( ) Sinal de Mc Connell pode ser encontrado em casos de tromboembolismo pulmonar e é representado por uma hipocinesia do ápice de ventrículo direito.

( ) O modo M anormal dos folhetos valvares pulmonares com ausência da onda A ou entalhe mesossistólico são aspectos ao ecocardiograma na hipertensão pulmonar.

( ) O formato em D do ventrículo esquerdo restrito à diástole sugere sobrecarga de volume à direita, enquanto que o formato em D presente em todo o ciclo cardíaco sugere sobrecarga de pressão e volume à direita.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O enunciado aborda a avaliação ecocardiográfica do ventrículo direito, focando em parâmetros essenciais para o diagnóstico de hipertensão pulmonar, função sistólica do VD e padrões de sobrecarga cardíaca. Saber interpretar esses achados, de acordo com as diretrizes, é fundamental para a prática clínica e para responder questões de concurso.

Justificativa da Alternativa Correta (E) F V F V V:

( ) Falsa: O tempo de aceleração pulmonar (TAP) sugere hipertensão pulmonar quando está menor que 100 ms. Um valor de 160 ms está fora do padrão indicativo.
( ) Verdadeira: A velocidade de deslocamento do anel tricúspide (TAM) maior que 10 cm/s indica função sistólica do VD provavelmente preservada (Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia).

( ) Falsa: O Sinal de McConnell caracteriza-se por hipocinesia da parede livre do ventrículo direito com contratilidade preservada no ápice, e não hipocinesia do ápice. É um dos achados sugestivos de tromboembolismo pulmonar agudo.

( ) Verdadeira: Modo M dos folhetos valvares pulmonares: A ausência da onda A ou entalhe mesossistólico são achados de hipertensão pulmonar.
( ) Verdadeira: O formato em D do VE restrito à diástole indica sobrecarga de volume à direita. Se em todo o ciclo, indica sobrecarga de pressão e volume. Isso está em conformidade com a Diretriz Brasileira de Ecocardiografia (SBC, 2022, p. 23).

Pontos-chave e pegadinhas:

  • Fique atento ao valor numérico dos parâmetros (como o TAP), frequentemente usado como pegadinha.
  • Sinal de McConnell: memorize sua definição correta (hipocinesia da parede livre, ápice poupado!).
  • No formato em D, repare em qual fase do ciclo cardíaco está presente.

Referências recomendadas: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hipertensão Pulmonar do Ministério da Saúde, UpToDate – Echocardiographic assessment of the right heart, Tratado de Cardiologia – SOCESP.

Esses pontos, quando bem compreendidos, ajudam você a resolver questões similares de forma segura e eficiente. Foque sempre na leitura crítica dos enunciados e garanta seu domínio dos valores de referência dos principais parâmetros ecocardiográficos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da utilização do ecocardiograma na avaliação do ventrículo direito. A alternativa correta é a letra E, que apresenta as assertivas verdadeiras como sendo a segunda, a quarta e a quinta. A segunda afirmação é verdadeira, pois a velocidade de deslocamento do anel tricúspide está relacionada com a função sistólica do ventrículo direito. A quarta afirmação está correta, pois o modo M pode evidenciar a hipertensão pulmonar, sendo um sinal importante no diagnóstico dessa condição. A quinta afirmação é verdadeira, pois o formato em D do ventrículo direito pode indicar sobrecarga de pressão e volume, dependendo do momento do ciclo cardíaco em que é observado. As demais assertivas são falsas e não estão relacionadas com a avaliação do ventrículo direito pelo ecocardiograma.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo