Durante a reunião de início do ano letivo, o gestor
de uma escola pública propôs que fossem
definidas metas de longo prazo para melhorar os
índices educacionais da instituição, tais como
elevar o IDEB em cinco anos, aumentar a
permanência dos alunos até o ensino médio e
promover ações intersetoriais de combate à
evasão escolar. Para isso, iniciou a construção de
um plano alinhado com a missão institucional,
prevendo diretrizes amplas e ações futuras. Com
base na situação apresentada, é correto afirmar
que o tipo de planejamento adotado é o