Em “...o instituto destaca que os exercícios físicos são b...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3877044 Português

 TEXTO 1


Recomendação é do Instituto Nacional de Câncer


                O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), ressalta a importância das atividades físicas para prevenção e controle de câncer em comunicado divulgado na última semana. Alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva, além de contribuírem para o bem-estar, a qualidade de vida, a socialização, a ampliação de autonomia e a participação social.


             A prática regular de exercícios, segundo recomenda o Inca, pode levar à redução do risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto.


              O estímulo à atividade física, no entanto, não deve partir apenas dos pacientes.


         Para o integrante da área de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do INCA, Fábio Carvalho, a inovação da divulgação é justamente enfatizar o que a literatura científica traz em relação ao potencial da atividade física para a saúde em geral, não só relacionada ao câncer. Com a divulgação, o documento ajuda a desmistificar o senso comum de que o repouso é a melhor estratégia para pacientes oncológicos.


          “O que o posicionamento está destacando também é que existem políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem atividades físicas para a população brasileira”, observa. “Além disso, nas unidades de saúde, outros profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, podem aconselhar sobre o tema e apoiar as pessoas a adaptarem a atividade física à sua realidade, de acordo com o local onde moram e o ritmo de trabalho que possuem”.


Números

           No Brasil, conforme dados do MS com base nos Registros de Câncer e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS), houve 71.730 casos novos de câncer de próstata, 21.970 de cólon e reto e 18.020 de traqueia, brônquios e pulmões em homens em 2023. Entre as mulheres, foram 73.610 casos novos de câncer de mama, 23.660 de cólon e reto e 17.010 de colo do útero no mesmo período.


          Os dados do ministério mostram ainda a quantidade de óbitos por localização primária do tumor em 2021. Em homens, o câncer de próstata registrou 16.300 mortes, o de traqueia, brônquios e pulmões, 15.987, e o de cólon e reto 10.662 . A situação se mantém semelhante entre as mulheres, com 18.139 mortes por conta do câncer de mama, 12.977 por câncer de traqueia, brônquios e pulmões e 10.598 por câncer de cólon e reto.


         “Especificamente para as pessoas em tratamento de câncer, a atividade física tem potencial tanto de reduzir a mortalidade específica por alguns tipos de câncer, como também de contribuir no controle dos sintomas, como, por exemplo, a fadiga oncológica, sintoma comum para quem está em tratamento”, pontua Carvalho. 


Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-01/exercicios-fisicos ajudam-prevenir-tratar-e-se-recuperar-de-cancer.  Acessado em 09.12.2025. 

Em “...o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva...”, exerce função morfológica de 


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: No trecho “...o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva...”, o “que” apenas introduz a oração “que os exercícios físicos são benéficos...”, que completa o sentido do verbo “destaca”; por isso, a classificação correta é conjunção integrante.

Tema central: Classificação morfológica do que
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque pronome relativo exige antecedente expresso, que ele retoma dentro da oração subordinada. No trecho, isso não ocorre: em “...o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos...”, o “que” não retoma substantivo anterior; ele apenas introduz a oração que completa o verbo “destaca”.
B
Errada
Está errada porque o “que” não é dispensável nem atua como simples realce. Ele é elemento estrutural da oração subordinada substantiva desenvolvida e integra sintaticamente o complemento do verbo “destaca”. Por isso, não pode ser classificado como partícula expletiva.
C
Certa
A alternativa C está correta porque o “que” introduz a oração subordinada substantiva objetiva direta, isto é, a oração que completa o sentido do verbo “destaca”. Nesse uso, trata-se de conjunção integrante, sem antecedente nominal retomado e sem valor de explicação.
D
Errada
Está errada porque não há relação de coordenação explicativa. O trecho não apresenta uma oração que justifique ou explique outra; apresenta uma oração subordinada que funciona como objeto direto oracional de “destaca”. O “que” apenas integra esse conteúdo ao verbo anterior.
Pegadinha da questão
A banca explora a tendência de classificar automaticamente todo “que” como pronome relativo ou de tomar o sentido geral da frase como explicação, sem observar que, aqui, a oração introduzida por “que” completa o verbo “destaca”.
Dica para questões semelhantes
  • Verifique se o “que” retoma um antecedente nominal; se não retoma, afasta-se a hipótese de pronome relativo.
  • Observe se a oração iniciada por “que” completa o sentido de um verbo da principal; nesse caso, a tendência é de conjunção integrante.
  • Não decida pelo sentido geral da frase antes de identificar a relação sintática entre as orações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

( C )

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo