Sobre os termos integrantes da oração, assinale (V) verdadei...
( ) Chamam-se termos integrantes da oração os que completam a significação transitiva dos verbos e nomes. Integram (inteiram, completam) o sentido da oração, sendo por isso indispensáveis à compreensão do enunciado.
( ) Os termos integrantes da oração são os seguintes: a) complementos verbais: objeto direto e objeto indireto; b) complemento nominal; c) agente da passiva.
( ) O objeto indireto pode ser constituído por um substantivo, ou expressão substantivada; pelos pronomes oblíquos o, a, os, as, me, te, se, nos, vos; por qualquer pronome substantivo.
( ) O objeto direto pode acompanhar verbos de outras categorias, os quais, no caso, são considerados, acidentalmente, transitivos indiretos; ele é sempre regido de preposição, expressa ou implícita.
( ) Há casos em que o objeto direto, isto é, o complemento de verbos transitivos diretos, vem precedido de preposição, geralmente a preposição a. Isto ocorre principalmente quando o objeto direto é um pronome pessoal tônico; quando o objeto é o pronome relativo quem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do enunciado: A questão aborda os termos integrantes da oração, especificamente sobre a função de complementação que eles exercem em relação aos verbos e nomes na frase. É um tema central em Sintaxe, que trata da estrutura e funcionamento das orações.
Alternativa correta: A alternativa C (V – V – F – F – V) é a que contém as afirmações verdadeiras e falsas de forma adequada.
Justificativa da alternativa C:
1. A primeira afirmação é Verdadeira: os termos integrantes realmente completam a significação transitiva dos verbos e nomes, sendo indispensáveis à compreensão do enunciado.
2. A segunda afirmação também é Verdadeira: os termos que completam a oração incluem o objeto direto, o objeto indireto, e o complemento nominal, além do agente da passiva.
3. A terceira afirmação é Falsa: o objeto indireto não é constituído por pronomes como "o", "a", "os", "as", "me", "te", "se", "nos", "vos". Esses pronomes são de fato pronomes oblíquos, mas não constituem objetos indiretos. Um objeto indireto pode ser formado por um substantivo ou uma expressão substantivada, mas não por esses pronomes.
4. A quarta afirmação também é Falsa: o objeto direto não pode acompanhar verbos de outras categorias. Ele é característico de verbos transitivos diretos e não é precedido de preposição.
5. A quinta afirmação é Verdadeira: há casos em que o objeto direto é precedido de preposição, geralmente a preposição "a", especialmente quando o objeto direto é um pronome pessoal tônico ou o pronome relativo "quem".
Justificativas das alternativas incorretas:
1. Alternativa A (V – V – V – V – F): A terceira e quarta afirmações estão incorretas, conforme explicado anteriormente.
2. Alternativa B (V – V – F – F – F): A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras, portanto a alternativa está errada.
3. Alternativa D (V – V – V – V – V): Todas as afirmações não podem ser verdadeiras, pois as terceira e quarta são falsas.
4. Alternativa E (F – V – V – V – V): A primeira afirmação é verdadeira, portanto esta alternativa também está errada.
Resumo: Portanto, a alternativa correta é a C, apresentando as proposições verdadeiras e falsas de maneira adequada. Estudar a função dos termos integrantes da oração é fundamental para entender a estrutura das frases e a relação entre os elementos que as compõem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem mais se sentiu perdido?
questão mal-redigida
Acho que esta questão tá meio esquisita.
objeto direto preposicionado
No objeto direto não é obrigatório o uso da preposição. Mesmo não sendo exigido o uso da preposição, existem casos onde o objeto direto pode ser completado por uma preposição, com o objetivo de evitar ambiguidades e variação de linguística.
Exemplos:
• Ao filho a mãe apanhou.
• Solicitaram a mim e não a ti.
• Amar a Deus sobre todas as coisas.
fonte:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/objeto-direto
termos essenciais:
- sujeito e predicado.
termos integrantes:
- objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva.
termos acessórios:
- adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo