A estrofe que REFORÇA a ideia de que o momento presente defi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2765169 Português

Texto II


Cogito

Eu sou como eu sou

Pronome

Pessoal intransferível

Do homem que iniciei

Na medida do impossível


Eu sou como eu sou

Agora

Sem grandes segredos dantes

Sem novos secretos dentes

Nesta hora


Eu sou como eu sou

Presente

Desferrolhado indecente

Feito um pedaço de mim


Eu sou como eu sou

Vidente

E vivo tranquilamente

Todas as horas do fim.



NETO, Torquato.

A estrofe que REFORÇA a ideia de que o momento presente define o eu lírico:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Segunda estrofe

Tema central:

Esta questão aborda interpretação de texto poético com foco na identificação de como o momento presente é representado na construção do eu lírico. Entender a voz poética (eu lírico) e reconhecer marcas temporais são habilidades essenciais para concursos.

Resumo teórico:

Em gêneros literários, especialmente na poesia, o eu lírico é a voz que expressa sentimentos, reflexões ou percepções. Muitas vezes, há variações de tempo verbal e referências temporais que ajudam a definir identidade e perspectiva desse sujeito poético (Cf. Candido, Antonio. Formação da Literatura Brasileira).

Identificar em qual estrofe o presente é mais enfatizado exige atenção às palavras-chave e à estrutura do texto.

Justificativa da alternativa correta:

A segunda estrofe traz explicitamente o termo “Agora” e expressões como “Nesta hora”. Essas palavras reforçam que o eu lírico está sendo definido pelo momento presente, como é solicitado na questão. Além disso, a ausência de segredos passados ou mudanças futuras (“Sem grandes segredos dantes / Sem novos secretos dentes”) destaca ainda mais o valor do presente na construção do sujeito.

Análise das alternativas incorretas:

  • Alternativa A – Primeira estrofe: Apresenta a ideia de identidade (“Eu sou como eu sou”), mas faz referência ao início do “homem” e ao “impossível”, sem ênfase clara no presente.
  • Alternativa C – Terceira estrofe: Usa “Presente”, mas em sentido figurado e subjetivo; não há a mesma centralidade do momento presente como na segunda estrofe.
  • Alternativa D – Quarta estrofe: Apresenta um eu lírico “vidente”, que vive “todas as horas do fim”, apontando mais para uma noção de tempo amplo e contínuo que para o presente imediato.

Estrategicamente, atente-se a palavras de tempo (“agora”, “nesta hora”) e evite ser induzido apenas por repetições de versos. Ler cada estrofe com atenção é fundamental para evitar pegadinhas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo