Estima-se que o corpo de um ser humano adulto possua, aproxi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3908721 Biologia
Estima-se que o corpo de um ser humano adulto possua, aproximadamente, 65 trilhões de células. Esse quantitativo nos faz presumir que existe uma organização morfofuncional celular bastante diversificada e que, portanto, essa pluralidade deve ser cada vez mais estudada, a fim de que novos conhecimentos sejam produzidos.
Com base nos conhecimentos acerca das células animais, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O conjunto de glicocorticoides e glicoaminoácidos da face interna da membrana plasmática recebe o nome de glicocálice, estrutura que tem por função participar do reconhecimento de uma célula por outra.
( ) Em algumas células, como as que revestem o estômago, dobras da membrana chamadas de microvilosidades ou microvilos, quando entram em contato com o alimento, produzem o ácido gástrico.
( ) O hialoplasma, ou citosol, das células eucarióticas é formado por um conjunto de fibras de proteínas chamado de citoesqueleto, que tem por funções dar suporte e manter a forma da célula.
( ) O retículo endoplasmático não rugoso apresenta, em suas cavidades, enzimas que sintetizam diversos tipos de lipídios, além de outras responsáveis pela desintoxicação do organismo.
( ) Os leucoplastos, por terem, nos vertebrados, a função de defender o organismo de microrganismo patogênicos, possuem, nas suas cavidades, enzimas digestivas que, em situações de necessidade, são liberadas no citosol.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: A decisão dependia da verificação do núcleo conceitual de cada assertiva: as definições corretas de estruturas celulares levavam à sequência F, F, V, V, F, que corresponde à alternativa E.

Tema central: Estruturas celulares animais
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque marca como verdadeiras as assertivas 1, 2 e 5, mas a 1 é falsa por errar localização e composição do glicocálix, a 2 é falsa porque microvilosidades não produzem ácido gástrico, e a 5 é falsa porque leucoplastos não correspondem à organela descrita.
B
Errada
Incorreta porque trata a 1 como verdadeira, a 4 como falsa e a 5 como verdadeira. Isso contraria os conceitos cobrados: a 1 é falsa, a 4 é verdadeira por associar corretamente o retículo endoplasmático liso à síntese de lipídios e à desintoxicação, e a 5 é falsa porque confunde leucoplastos com lisossomos.
C
Errada
Incorreta porque marca 1, 3, 4 e 5 de modo incompatível com a análise conceitual. A 1 é falsa, a 3 é considerada verdadeira pelo foco na função do citoesqueleto, a 4 é verdadeira pela função do retículo endoplasmático liso, e a 5 é falsa pela troca indevida de lisossomos por leucoplastos.
D
Errada
Incorreta porque, embora acerte a 5 como falsa, erra a 2 ao marcá-la como verdadeira. A produção de ácido gástrico não é função de microvilosidades; logo, a 2 obrigatoriamente é falsa.
E
Certa
A alternativa E está certa porque é a única compatível com a sequência F, F, V, V, F. A 1ª assertiva é falsa, pois o glicocálix participa do reconhecimento celular, mas não fica na face interna da membrana nem é formado por "glicocorticoides e glicoaminoácidos". A 2ª é falsa porque microvilosidades aumentam a superfície celular e não produzem ácido gástrico. A 3ª é considerada verdadeira no padrão da questão, porque o ponto cobrado é a função estrutural do citoesqueleto como rede de fibras proteicas que sustenta e ajuda a manter a forma celular, embora a redação simplifique hialoplasma/citosol e citoesqueleto. A 4ª é verdadeira, pois o retículo endoplasmático liso se associa, em nível vestibular, à síntese de lipídios e à desintoxicação. A 5ª é falsa porque a descrição funcional remete a lisossomos, mas o termo usado foi leucoplastos, que são plastídios vegetais e não estruturas de vertebrados.
Pegadinha da questão
A questão mistura funções corretas com identificação errada da estrutura: na 1ª, a função de reconhecimento celular é real, mas a localização e a composição do glicocálix estão erradas; na 5ª, a função descrita é de lisossomos, mas o nome dado é leucoplastos.
Dica para questões semelhantes
  • Em itens de célula, não valide a assertiva por uma função correta se a localização ou a estrutura nomeada estiver errada.
  • Diferencie função de especialização de membrana e função de organela: microvilosidades aumentam superfície; síntese e digestão intracelular pertencem a outras estruturas.
  • Quando a redação for imprecisa, identifique qual é o núcleo conceitual realmente cobrado pela banca; aqui, na 3ª, foi a função estrutural do citoesqueleto.
  • Confirme sempre se o nome da estrutura pertence ao tipo celular citado; leucoplastos são plastídios vegetais, não componentes de vertebrados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo